>
 

ENXERGAR MAIS LONGE

            Não tenha medo de olhar as coisas com os olhos pu­ros. Não tenha medo de ouvir, provar, cheirar e tocar tudo que você encontrar, com uma alma pura. A pureza de que falo aqui é a pureza da criança. Que olha e admira, sem calcular e sem querer guardar. Que toca e se ale­gra, sem calcular e sem precisar explicar. Que usa com alegria, sem precisar reter.

            Não precisamos reter. Estará tudo sempre aí a nosso alcance. Nós recolhemos o momento vital das coisas e não as coisas como tais.

            Há coisas que perecem. Há algumas que não são subs­tituídas, é verdade. Mas, procure enxergar mais longe. Para além das coisas, das pessoas, dos acontecimentos, dos sucessos...

            Isto ou aquilo é sempre interessante, mas o que vale mesmo é a alegria que se vive, a vida que se vive, o amor que se vive. Aquele que se vive e em quem vivemos.

            "Se você não se fizer como uma criança", disse ele um dia, não vão conseguir aproveitar o reino dos céus. Entendeu por quê?

            Olhe para uma flor, mesmo que seja possuída por você em um vaso.

            Olhe os peixinhos do seu aquário, livres apesar do espaço limitado.

            Olhe a chuva que cai lá fora.

            Olhe para o que você quiser. Mas olhe sem reter. Vá adiante. Contemple. Deixe que o mundo penetre em você e passe. Deixe-se penetrar pelo mundo de todas as coisas. Goze um pouco a alegria de ser uma criatura no meio de todas as outras criaturas.