>
 

Ouvir A Voz De Deus

            "Porque ele é o nosso Deus, e nós, povo do seu pasto e ovelhas da sua mão. Se hoje ouvirdes a sua voz, não endureçais o coração, como em Meribá e como no dia da tentação no deserto, quando vossos pais me tentaram; provaram-me e viram a minha obra." (Salmos 95:7-9)

            Lemos frequentemente na Palavra de Deus acerca de ouvir a voz de Deus. Tanto naquela época, como hoje a ideia geral é que não tem importância de ouvir ou atender à voz de Deus. Se fosse só isso seria trágico demais, contudo o pior é que de modo geral a comunidade cristã não tem seus ouvidos espirituais sintonizados para poder ouvir a voz de Deus. Temos que reconhecer que este Deus da Bíblia é o nosso Deus. Da mesma forma que pais querem que seus filhos deem ouvidos a eles, Deus quer que demos ouvidos a Ele.

            Recordo uma história de uma família que atravessava as planícies no centro da América do Norte no século dezenove. Os pais sempre foram rígidos com seus filhos, exigindo obediência imediatamente ao ouvir a voz de um deles. No final de um dia de viagem cansativa, a mãe estava preparando a janta enquanto o pai preparava tudo para passar a noite. De repente ele viu uma cobra cascavel perto da sua filha pequena. Ele falou calmamente com ela para ficar sentada e não se mexer, pois a cobra estava armada para dar o bote. A filha obedeceu sem questionar nada. Pai sacou sua arma, deu um tiro e matou a cobra. A obediência resultou em vida e não morte para a pequena.

            Paulo ouviu a voz de Deus na estrada para Damasco, obedeceu, abraçou a chamada de Deus, que resultou na salvação de inúmeros milhares de pessoas naquela época e seus escritos continuam a abençoar dezenas de milhares até o dia de hoje.

            Jonas resolveu não ouvir a voz de Deus, fugiu, sofreu, mas após severa punição resolveu obedecer a Deus. Teria sido bem menos danoso para ele se tivesses resolvido no inicio obedecer a Deus.

            Pedro achou que jamais cederia a tentação de abandonar Jesus, mas antes do galo cantar pela manhã ele já havia negado Jesus por três vezes. Judas teve a oportunidade de desistir do seu intento, mas resolveu não dar ouvidos ao seu mestre. Certamente pensou que Jesus daria um jeito de escapar e que ele ainda poderia ficar com o lucro da sua maldade.

            Meu amigo leitor eu quero lhe encorajar para sempre dar ouvidos à voz de Deus. Pode ser que resulta em algum sofrimento para você, mas tem que ter a fé para poder ver, não somente o presente momento, mas o resultado em longo prazo. Paulo sofreu, disto não há dúvida, mas no final da sua vida ele podia dizer: "Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda." (II Timóteo 4:7-8) Ele ainda deu este conselho para seu filho na fé: "Milita a boa milícia da fé, toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado..." (I Timóteo 6:12)

Philip D. Walmer