>
 

Ouvir A Voz De Deus - 4

Número 4

            "Então, disse o Senhor: O meu Espírito não agirá para sempre no homem, pois este é carnal..." (Gênesis 6:3)

            Deus é totalmente soberano e pode agir quando e como quer. Homem nenhum tem soberania sobre Deus. Quando Deus viu a natureza pecaminosa do homem na geração de Noé, também viu que o homem iria insistir em viver sua vida devassa, portanto, simplesmente resolveu não mais agir no homem. Apesar deste fato, Deus viu também que havia na terra um homem e sua família que não se corromperam com a devassidão dos demais. A Bíblia faz uma declaração maravilhosa em dizer: "Porém Noé achou graça diante do Senhor." (Gênesis 6:8) É interessante que entre todos os moradores da terra naquela época somente Noé ouviu a voz de Deus. Torna-se claro que sua resolução de não se contaminar com os pecados da época, contudo viver uma vida separada para Deus fez com que ele pudesse ouvir a voz de Deus, e assim obedecer às ordens de Deus que resultou na salvação da sua família.

            Anos e anos mais tarde, Abrão viveu em outra geração que também se corrompeu com os pecados comuns ao homem. Novamente Deus chama um homem piedoso para uma obra especial, prolongada e difícil devido ao clima pecaminoso, mas este homem abraçou a tarefa, obedeceu a Deus, viveu uma vida separada para Deus, e viu a promessa de Deus se cumprir parcialmente nos seus dias. Em Gênesis 12:1 lemos acerca do início da chamada de Abraão. Não houve apenas uma chamada, mas várias, até que Deus tinha Abrão, futuramente Abraão, totalmente separado dos que pudessem influenciar sua vida de uma forma diferente.

            Jesus conhece todos, sabe nitidamente tudo acerca do homem, seus pensamentos, intentos, vida secreta... tudo. "... porque a todos conhecia e não necessitava de que alguém testificasse do homem, porque ele bem sabia o que havia no homem." (João 2:24-25) Jesus chamou os discípulos conhecendo antemão a natureza de cada um deles e como agiriam. Estes chamados não ouviram somente com seus ouvidos, mas com seus corações.

            Saulo, posteriormente chamado Paulo, ouviu a voz de Deus quando estava sendo ainda o maior perseguidor dos cristãos. Ele ouviu com seu coração, e atendeu. Daquele momento em diante ele andou receptivo ao Espírito. Nossa sintonia com Deus via o Espírito Santo que habita em nós deve estar plenamente em dia, tendo-nos certeza absoluta que não há nada que nos impediria de ouvir a voz de Deus na hora do arrebatamento da Igreja.

            Estive certa vez em uma convenção com várias centenas pessoas presentes. O orador assumiu o púlpito dirigindo a congregação em um louvor. Repentinamente o Espírito varreu o lugar de ponto a ponto. O louvor continuou espontâneo por longo tempo. Espantoso foi que havia um número significativo de pessoas que nem sentiram o mover do Espírito. O orador alertou-os que a vinda de Jesus será daquela maneira, e quem não está acostumado sentir o mover do Espírito perderá o arrebatamento da Igreja.

            Temos um dever para nossas almas de praticar o ouvir da voz suave de Deus, pois assim quando a chamada é feita, ouviremos, pois praticamos e cultivamos ouvir a voz de Deus.

Philip D. Walmer