>
 

Pão Duro

            Não sei nada a cerca da origem desta expressão, mas no linguajar de hoje significa alguém que não é nada liberal com respeito ao dar ou gastar. Não é bom desperdiçar nossos bens, mas ser conhecido como alguém que jamais abre a mão para cumprir seus deveres ou ajudar algum necessitado é uma fama que eu não quero. A pior ousadia é de ficar pão duro com Deus, pois é um risco que certamente não dará lucro nenhum.

Em Gênesis 7:11 a Bíblia declara que Deus abriu "... as comportas dos céus..." Isto é algo que somente Deus pode fazer. Ele pode abrir as comportas de bênção ou de castigo e punição. Ambas as coisas estão guardadas atrás das comportas que estão sob o controle de Deus. É interessante notar que o mesmo Deus que abriu as comportas, também as fechou: "Fecharam-se as fontes do abismo e também as comportas dos céus, e a copiosa chuva dos céus se deteve." (Gênesis 8:2)

            Deus, na sua soberania, é justo juiz, sabendo dispensar bênção e punição com equidade. Ele jamais faz acepção de pessoas. Por isso a chuva que caiu sobre a terra, para Noé e sua família era uma benção, pois foi o meio de sua salvação (I Pedro 3:21); no entanto para os pecadores e malfeitores, foi uma punição definitiva. Quem determinará que espécie de comporta há de ser aberta sobre nós, é nós mesmos, pelas nossas obras, pela obediência ou desobediência as leis de comportamento de Deus.

            Deus tem o poder de reverter às circunstâncias de sua vida de um momento para outro. Uma ilustração maravilhosa disto é a história da cidade de Samaria em II Reis 6:8-33. Por longo tempo a cidade foi cercada pelo inimigo que não deixou os moradores sair ou ninguém entrar, de modo que o povo começou literalmente morrer de fome. Deus, por meio de seu profeta Eliseu, anunciou que no dia seguinte haveria comida em abundância. Todos ficaram incrédulos diante da aparente impossibilidade de uma mudança tão repentina. Aconteceu, pois Deus estava no comando das coisas.

            Fico pasmado quando vejo pessoas tentando ganhar de Deus, desafiar as leis Dele no intuito de tentar o que é impossível, isto é, ganhar de Deus em queda de braço. Em Malaquias 3:10 uma bênção é prometida, uma bênção enorme, sobre todos que sejam fieis nos dízimos e ofertas. No entanto a gente vê com assustadora frequência pessoas que insistem na sua infidelidade neste sentido, sendo pão duro com Deus. Israel tentou este caminho e perdeu feio. Por mais de quatrocentos anos Deus nem falava mais com seu povo, deixando a nação selecionar o seu caminho. Finalmente foi subjugada pelos Romanos que mudaram para sempre o curso da nação.

            Se você for fiel a Deus, Ele, bondosamente abrirá as comportas de bênção sobre você e sua casa. Caso não, Ele pode soltar o devorador que devorará tudo que entra na sua casa, via doenças, desastres variados e simplesmente fazer desaparecer tudo que você tem de valor.

            Não tenta ser pão duro com Deus, pois não funciona. Abre a mão para Deus e ele abrirá as comportas de bênção sobre você e sua casa.

            Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: No mundo há muitos pobres que só têm dinheiro.