>
 

Colher de Chá

            "... dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também." (Lucas 6:38)        Existe o que eu chamo de crente de colher de chá, de xícara, de balde e de carrinho de mão. O versículo acima confirma que Deus usa para medir Suas bênçãos para nós a mesma medida que usamos para medir nossas obras em prol das pessoas em volta de nós, sejam do mundo, irmãos de fé e familiares. Também na mesma medida que medimos para Deus ele medirá de volta para nós. Isto não é aplicável apenas ao dinheiro, pois na realidade a Bíblia trata nesta passagem de amor, juízo e enfim tudo relacionado com o comportamento cristão. Alguns não entendem a razão de não receber, por exemplo, respeito da parte de outros em relação a sua pessoa. Muito frequentemente é uma questão apenas de serem retribuídos na mesma medida que mediram, conscientemente ou não.

            Em relação ao dar e receber alguns leva uma colherada de ofertas a Deus e depois professam não entender porque Deus não enche seu carrinho de mão na hora de necessitar de bênção. Deus simplesmente usa a mesma medida que foi usada para medir para Ele. O louvor dado a Deus é pouco, bem como a adoração. A oração e praticada apenas em pequenas doses. Mas naquela hora de necessidade, ao verificar o saldo na conta de poupança espiritual, veem que quase não há saldo positivo, pois foi acrescentando somente de colherada em colherada. Sei que pode acumular, mas somente se não há retiradas.

            Alguns se acham no direito de falar da vida dos outros. Se isto é feito não dá para deduzir que outros também falarão da gente? Mas se achar motivos de louvar e engrandecer os trabalhos dos outros, é de esperar que receba em igual medida de volta. Se você sempre expressa negativismo, não espera que receberá positivismo em grande medida de volta.

            Se uma pessoa ganha R$1000,00 de salário e só dar R$50,00 de dízimo, pode iludir o pastor, o tesoureiro da igreja e assim por diante. Mas, é como diz em Gálatas 6:7: "Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará." (Gálatas 6:8) Deus jamais pode ser enganado. Ele é contador exímio, não erra, não se confunde e jamais se engana com respeito à recompensa que cada um merece. Com que medida você está medindo seus deveres para com Deus, para com as pessoas em sua volta? Deus está contabilizando tudo e lhe dará de acordo com sua medida. Isto pode ser assustador para quem procura enganar a Deus e até iludir as lideranças da igreja.

            Como pastor iniciante frequentemente não entendia porque determinadas pessoas não foram mais abençoadas. A aparência exterior era uma de um crente excelente e de bom testemunho. Mas Deus sabia o que estava escondido no coração. Engano? Talvez! Não se esquece do exemplo de Ananias e Safira. "Portanto, não os temais; pois nada há encoberto, que não venha a ser revelado; nem oculto, que não venha a ser conhecido." (Mateus 10:27) Isto é boa notícia para quem faz o bem, contudo má notícia para quem não o pratica.

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: Se não pode ser agradecido por aquilo que recebe, então seja agradecido por aquilo de qual escapa.