>
 

Tribulações

 

            Como todos sabem a vida em si não é fácil. Desde que Adão e Eva pecaram, o castigo que Deus deu continua pairando sobre toda a raça humana. É necessário trabalhar e com suor para ganhar o pão de cada dia. A vida já difícil se torna ainda mais trabalhosa quando a equação de ser cristão é acrescentado, no meio de um mundo que rejeita os princípios de vida estabelecidos por Deus na sua Palavra. Com frequência os cristãos se sentem abandonados no mundo, pois frequentemente são rejeitados por familiares, colegas de aula e trabalho. Em todas estas situações há uma pressão terrível para conformar com tudo que eles querem. Uma lista de tudo que o mundo demanda seria bem extensa. Assim o cristão se sente como estivesse numa prensa que aos poucos está sufocando sua vida. A tentação de "jogar a toalha" se torna cada vez mais atraente, visto que aparentemente não há outra saída.

            Mais uma vez, é a Palavra de Deus que contribui fé, luz e coragem. Depois de ler acerca de nossos predecessores é fácil entender que aquilo que sofre é comum, sim, comum para todos que procuram servir a Deus e salvar suas almas. Paulo escreve em II Coríntios 4:7-10: "Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós. Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados; perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém não destruídos; levando sempre no corpo o morrer de Jesus, para que também a sua vida se manifeste em nosso corpo."

            Os discípulos de Jesus não foram surpreendidos com as perseguições, encarceramentos, açoites, apedrejamentos e outras coisas tais, pois foram avisados com antecedência pelo Senhor em João 16:33: "Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo."

            Parece que alguns pensam que por alguma razão eles merecem escapar as dificuldades da vida cristã. São estes melhores do que seu Mestre Jesus que sofreu constantes perseguições durante os três anos e meio do Seu ministério terrestre? São melhores que os apóstolos e outros seguidores de Cristo dos primeiros quatro séculos da Igreja que perderam suas vidas pelos milhares nas arenas de Roma e outros lugares no Império Romano? São melhores de muitos até o dia de hoje que continuam sofrendo fome, nudez, prisões, e todo tipo de abuso e privação que você possa imaginar? Não, amigo irmão, no máximo você sofre abuso verbal, talvez um pouco de privação.

            Recordo-me das palavras do escritor do Livro de Hebreus: "Ora, na vossa luta contra o pecado, ainda não tendes resistido até ao sangue." (Hebreus 12:4) Na maioria dos casos, ninguém está derramando sangue por causa de sua fé. De vez enquanto se ouve falar de alguém que é encarcerado por sua fé, mas é raro.

            Quem sabe necessitamos uma mudança de atitude que provavelmente só acontecerá mediante muita oração. "E eles se retiraram do Sinédrio regozijando-se por terem sido considerados dignos de sofrer afrontas por esse Nome." (Atos 5:41) Que tal? Vamos começar regozijar nas tribulações, lembrando que nossos nomes estão escritos no Livro da Vida.

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: Quando a vida é difícil demais para ficar de pé, ajoelhe-se.