>
 

Encorajar

            Vem ocasiões para a vida da gente que são desagradáveis e desanimadoras. Estas fazem parte da vida de qualquer um. Nestas experiências difíceis de transpor gostamos de ter alguém por perto que pode nos encorajar, animar e em geral ajudar-nos transpor a fase difícil. No entanto isto nem sempre ocorre, pois há vezes quando estamos realmente sozinhos, ou ao menos não há quem nos entende, ou o que estamos passando.

            Foi isto que ocorreu na vida de Davi. De fato, todos que estavam com ele tinham sofrido a mesma perda de tudo e entraram junto com Davi num desânimo e desespero arrasador. Tudo teria terminado para eles no fundo desse poço se não fosse que Davi fez algo que é quase impossível.

            Davi e seus servos saíram para uma batalha, ficando fora por três dias. Ao voltar para a cidade de sua habitação, descobriram que todos os familiares de Davi e os demais homens que o acompanharam foram capturados e levados para o cativeiro. Todos os seus bens foram levados e a cidade queimada com fogo. O cenário foi totalmente desolador. Todos caíram em pranto de choro até não ter mais forças para chorar. Seus homens, amargurados, o culparam e falaram em apedrejá-lo pela perda que sofriam. Aí a Bíblia relata uma coisa tremenda e quase impossível. Leia com seu coração aberto para ouvir o que Deus quer lhe falar:

            "... porém Davi se reanimou no Senhor, seu Deus." (I Samuel 30:6) Simplesmente não havia quem poderia encorajar este homem valente que já ganhou tantas batalhas em favor a Deus e o povo Dele. Ou, ele animasse a si mesmo, ou morreria na amargura de sua alma. Perguntamos! Como ele podia fazer tal façanha diante de uma perda tão grande?

            Creio que Davi fez o que ele encorajou outros para fazer: "... não te esqueças de nem um só de seus benefícios." (Salmos 103:2) Portanto, ele começou lembrar aquele dia quando um urso queria levar um dos seus cordeirinhos e com apenas suas mãos matou o destruidor e livrou o indefeso cordeiro. Isso fez com que ele lembrasse também o leão, um animal ainda mais feroz, e da mesma forma deu cabo nele, protegendo seu rebanho.

            Esta lembrança voltou quando algo se levantou dentro dele ao ver um feroz inimigo do povo de Deus zombando deste povo escolhido por Ele e ao mesmo tempo o próprio Deus. Golias era ainda maior que os inimigos anteriores, um inimigo que já cumpriu suas promessas de destruir, no entanto Davi não confiou em si mesmo, mas no Deus que o livrou.

            Uma vez encorajado, Davi encorajou os outros e todos foram atrás dos seus inimigos, os derrotaram, e no final, por meio dos espólios, tinha mais bens do que antes, e recuperaram todos os seus familiares com vida.

            Meu irmão, você pode está hoje no fundo do poço, mas lembra-se de todas as vitórias anteriores, dos benefícios recebidos por servir a Deus, e assim encoraje-se no Senhor e há de ver a salvação Dele e o lucro espiritual que lhe Deus dará.

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: Lembra-se que quando o mundo lhe empurra para seus joelhos, que está numa posição perfeita para orar.