>
 

Guardado

            A experiência escolar ensina o processo de aprendizagem. Nos tempos mais recentes, o pensamento antigo que uma criança jamais pode começar sua caminhada de aprendizagem até ao menos sete anos de idade foi, graças a Deus, descartado. Hoje muitas crianças começam sua jornada escolar com apenas quatro anos de idade e isto em nada afeta suas mentes, mas ao contrário lhes dão uma tremenda vantagem, pois entram na primeira série já sabendo contar, escrever, ler, colorir bem e etc. Hoje, crianças de quatro e cinco anos fazem vários exercícios, até de matemática, antes de entrar no estudo mais formal.

            Este processo de aprendizagem formal se estende por doze anos, dezesseis anos ou mais, e para alguns jamais cessa, pois tem vontade e desejo ardente de aprender mais e mais. A mente guarda ao longo dos anos as lições aprendidas. Somar um mais um que foi aprendido na primeira série jamais foi esquecido quando começou aprender a tabuada de multiplicação. As coisas novas são simplesmente acrescentadas, mas as primeiras coisas estão sempre disponíveis para serem usadas no momento de necessidade. Deve de ser assim também com a Palavra de Deus e outras coisas do reino espiritual. Veja o processo de aprendizagem delineada por Deus: "Porque é preceito sobre preceito, preceito e mais preceito; regra sobre regra, regra e mais regra; um pouco aqui, um pouco ali..." (Isaías 28:10) Ao voltar do primeiro dia de colégio um menino falou com a mãe que ele teria de retornar no dia seguinte. Ao ser indagado pela mãe a razão disso ele respondeu: "É porque não deu para aprender tudo hoje." É a mesma coisa com a aprendizagem das lições acerca de verdades espirituais. Na vida de qualquer crente tem que haver uma mentalidade de querer aprender mais e mais acerca de Deus, pois Ele é insondável totalmente pela mente humana, mas abre mais e mais para quem quer O realmente conhecer.

            Nossa mente é um arquivo incrível. Parece que tem capacidade ilimitada de aprendizagem e arquivamento. Um problema de resultado às vezes desastroso é que a mente não é como um disco rígido de computador, no qual pode gravar arquivos e depois de não as querer mais, pode simplesmente apertar o botão "deletar", e em um instante o arquivo some. Por esta razão qualquer pessoa precisa cuidar muito bem o que lê, vê e em que se envolve, pois pode gravar coisas indeléveis em sua mente, arquivos que jamais podem ser esquecidos.

            Minha esposa e eu temos passado por fases de trevas e escuridão nos últimos dez anos. A sobrevivência espiritual foi alcançada devido ao que aprendemos ao longo dos anos desde nossa conversão. Veio para nossas mentes hinos e canções antigos da Igreja. Não tínhamos o costume de escutar as canções de Elvis Presley, os Beatles e outros populares do gênero da época que escreveram canções com letras incentivando sexo ilícito, rebelião contra autoridades, desobediência civil, o uso de drogas para alcançar uma euforia emocional e etc. Arquivamos coisas boas, agradáveis, de boa fama e de incentivo espiritual. Sobrevivemos por que tivemos o cuidado de guardar e arquivar o que seria útil posteriormente para nossas almas. O que é que você está guardando no arquivo da sua mente e alma?

Philip D. Walmer