>
 

Incontaminado

            "A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo." (Tiago 1:27)

            Milhões em volta do mundo estão procurando a religião pura; muçulmanos, budistas, católicos, mórmons, evangélicos e seguidores de dezenas, senão milhares de outras seitas e religiões. A procura é importante, pois Deus, juiz de todos, diante de quem todos aparecerão para prestar contas da vida terrestre, requererá de nós o que Ele exige na Sua Palavra infalível. A definição de religião pura tem várias definições que criam confusão e desviam a maioria da verdade estabelecida por Deus.

            Algumas organizações têm levada mais sério do que outras a primeira parte deste versículo, dedicando-se exclusivamente ou quase totalmente às obras sociais. Creio que esta obrigação da cristandade deve ser importante para qualquer pessoa ou organização cristã, pois é de acordo com os princípios delineados nas Escrituras. A igreja primitiva do primeiro século cumpriu a missão neste sentido.

            É, no entanto, errado tratar apenas as necessidades terrestres do ser humano, sem se preocupar com as necessidades espirituais, a necessidade de salvação e preparação para habitar à cidade celestial prometida pelo Senhor.

            Isto nos leva a considerar seriamente a última parte deste versículo que declara que "a religião pura e sem mácula" inclui o guardar si mesmo "incontaminado" do mundo. Isto não se torna fácil sendo que somos obrigados conviver diariamente bem do lado de pessoas que frequentemente não têm absolutamente nenhum princípio cristão.

            Eu me lembro de certa vez que durante minhas viagens entre as igrejas da UPCI nos EUA um pastor me levou com um grupo de pessoas para um jantar especial. A especialidade do restaurante era costelas de novilho, afogadas em um molho muito saboroso, mas difícil de comer sem sujar a roupa. Eu estava de blazer de cor branca, e todo mundo me avisou para tirar o casaco. Eu aceitei o desafio de comer as costelas ainda vestido do blazer. Todo mundo me cuidava para ver se eu iria conseguir ou não. No final eles foram obrigados de me cumprimentar, pois comi sem um pingo sequer de molho no casaco. No entanto, não foi fácil. E, não é fácil andar neste mundo sem nos sujar com o vil pecado que nos rodeia dia e noite.

            Há vezes em que não somos totalmente sucedidos em nosso empreendimento difícil, quando cometemos um deslize que nos envergonha.  Contudo, precisamos nos recompor, nos animar, pois não é o fim da carreira cristã. Há remédio, solução para o erro cometido. Veja em I João 1:9, lembrando-se que esta carta foi escrita à igreja e não aos pecadores: "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça." Que palavra tremenda! Posso ser perdoado, caso pecar. É por meio deste dispositivo que é possível viver "incontaminado". Gosto da frase que diz: "Não sou perfeito, mais sou perdoado". Graças dou a Deus por sua insondável misericórdia, pela qual acho graça diante Dele e pela qual sou salvo.

Philip D. Walmer