>
 

Incontaminado - III

Número III

                "Amados, quando empregava toda a diligência em escrever-vos acerca da nossa comum salvação, foi que me senti obrigado a corresponder-me convosco, exortando-vos a batalhardes, diligentemente, pela fé que uma vez por todas foi entregue aos santos." (Judas 3)

                Tendo visto pessoalmente o poderoso ministério de Jesus, seguido pelos apóstolos cheios do Espírito Santo operando milagres e prodígios por todos os lugares, vendo literalmente milhares ser cheios do Espírito Santo e espantosas curas, Judas, já no final da sua vida e vivendo o fim da era apostólica, se viu obrigado escrever uma advertência, visto que a Igreja não estava mantendo o padrão anteriormente estabelecido. Nota bem as suas expressões do versículo chave acima.

            Em primeiro lugar expressa que faz uso de toda a diligência [urgência ou medida necessária para alcançar um fim, busca minuciosa, serviço urgente e extraordinário]. O que ele estava vendo o levou a esta tarefa urgente, pois ele via o enfraquecimento da Igreja e das doutrinas estabelecidas por Cristo e os apóstolos.

            Ele diz que está tratando o tema da salvação comum, isto é, comum para todos, ou única que não poderia sofrer reposição por outra, necessitando a urgência de conservar o existente como sendo o único meio para o homem se livrar do pecado e ser eternamente salvo. Sem dúvida era diante de forças tremendas de oposição contra a mensagem estreita que ele lutava e com as quais contendia. Ele expressa que se sente obrigado escrever, pois não havia muitos que restavam para pregar e ensinar, pois muitos dos originais já morreram ou foram mortos. Ele, portanto, se sente incumbido pelo Espírito Santo de dar uma última palavra de advertência antes de também passar para o além.

            Ele diz que escreve para exortar para batalhar. Esta palavra "batalhar" tem conotação de trabalho árduo, de esforço fora de comum, de foco em uma única coisa e concentração para conservar o que é precioso. É lamentável estudar a história da Igreja para descobrir que logo depois destes tempos a Igreja começou um declínio que A levou à apostasia total. E, com isso o mundo inteiro foi jogado dentro da Era das Trevas. Não foi apenas uma era de trevas para a Igreja, mas para o mundo em geral. Ouve-se de poucas invenções, pouco progresso científico, nada de desenvolvimento tecnológico. Doenças devastavam as populações e centenas de milhares de pessoas morreram quando surtos variados varreram as nações. Coincidência? Não! Por quê? Porque a Luz que Jesus trouxe ao mundo e transferiu para seus apóstolos e discípulos, foi-se apagando aos poucos enquanto a Igreja se desviava da verdade da Palavra de Deus, finalmente chegando a negar por completo tudo que inicialmente foi pregado. Você é e nós somos guardadores da Luz de Deus. É obrigação conservá-La.

            Temo, que agora, pouco mais de cem anos após o novo derramamento do Espírito Santo de modo geral no mundo em 1900 que a Igreja está novamente prestes a se desviar completamente da doutrina dos apóstolos. Começo entender por que Jesus indagou se ainda haveria fé na terra quando a Igreja deve ser arrebatada.

            Você está batalhando em prol da "fé que uma vez por todas foi entregue aos santos"? Se não, deve começar agora, pois povos e gerações futuros dependem da sua fidelidade, inclusive seus filhos, netos e bisnetos. Zele!

Philip D. Walmer