>
 

Vai Comigo...

Número I

 

            "Então, lhe disse Moisés: Se a tua presença não vai comigo, não nos faças subir deste lugar." (Êxodo 33:15)

            Creio que a maioria do povo que se chama cristão não tem percebido ainda o quanto necessita a presença do Senhor na sua vida e constantemente. Parece que Deus para eles é apenas um porto de segurança quando a tempestade chega a bater fortemente. Deus, assim se torna uma espécie de Pronto Socorro que se usa somente no caso de não poder resolver tudo sozinho.

            O problema com isso é que demonstram independência de Deus. Por suas ações dizem que na maioria do tempo não necessita de Deus, não necessita dos Seus conselhos, não necessita da Sua orientação, nem da sua divina providência de necessidades naturais ou espirituais, pois são autossuficientes em si mesmos. O perigo é que podem se perder no meio deste mundo confuso e não é que Deus não pode os resgatar, mas é que se tornam prejudicados, danificados de tal maneira que muitas vezes não servem mais como úteis para Deus e Seu reino. Seu testemunho foi maculado e tornam-se zombaria do mundo.

            No texto acima, Moisés estava pronto guiar o povo de Israel na jornada longa para a terra prometida. Ele estava diante de uma tarefa muito difícil, senão impossível, pois enfrentaria povos inimigos, desertos, falta de água, falta de comida e uma vasta lista de desafios, inclusive a carnalidade do povo. Moisés reconheceu que ele não poderia abraçar esta tarefa sem o auxílio do Senhor, sem a presença constante do Seu Espírito.

            Amigo, você pode pensar que seja suficientemente forte, inteligente e alicerçado espiritualmente para poder andar sozinho, e solucionar tudo sem o auxílio permanente do Senhor. No entanto, posso lhe dizer que há inimigos ao longo da sua jornada para a cidade santa que você jamais vencerá sem o poder do Espírito Santo presente na sua vida em todo tempo.

            Quando Jesus anunciou Sua saída, os discípulos começaram imediatamente se preocuparem, pois tinham contado com a presença externa de Jesus durante três anos e meio. Jesus, então, explicou para eles acerca do Espírito Santo que os encheria de poder e sabedoria, que revelaria as Sagradas Escrituras e que serviria de Consolador.

            O rei Saul foi bem sucedido enquanto buscava a Deus e a Sua vontade, mas quando o sucesso encheu sua cabeça e ele descartava e ignorava o Senhor, a coisa começou andar mal. No final, morreu ele e seus filhos na maior desgraça, longe de Deus e com a nação que deveria guiar nos caminhos do Senhor, longe do Senhor também. O trono que seria dele e da sua família perpetuamente foi entregue ao homem que ele mais odiava e perseguia por anos a fio.

            Não deve ser apenas seu desejo que Deus esteja com você em cada passo da vida, contudo animar-se e consolar-se com o fato que Ele deseja está com você. "E eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século." (Mateus 28:20) Sendo, todavia, cavaleiro, Deus não se intromete onde não é convidado e bem quisto.  Deseje-O sempre presente ardente.

Philip D. Walmer