>
 

Identifique Seu Inimigo I

Número 1

            Li histórias acerca de pessoas que sabiam que estavam sendo procuradas, isto é, caçadas, sem, contudo, saber quem era e a razão pela qual alguém quis as matar. Creio que nenhum exército sai para guerra sem antes ter identificado corretamente o seu inimigo. Como é que lutará se não souber contra quem deve lutar? Tem que identificar o inimigo, saber algumas coisas acerca dele e ter condições de reconhecê-lo no momento de encontro.

            Há vezes quando eu quase tenho pena do diabo. Pastor, por que isso? É porque ele leva a culpa por coisas que nunca fez; que não tinha condições de fazer, nem vontade para induzir alguém para fazer. Muitos crentes atribuem poderes e habilidades ao diabo que ele simplesmente não tem, mas ele gosta disso, pois cria medo, insegurança, incredulidade no real, pois assim a ingenuidade desvia o crente do real.

            Quando o crente não identifica corretamente seu inimigo, ele luta contra o inexistente e assim jamais alcançará a almejada vitória. Sem ter o inimigo propriamente identificado, o crente pode orar, jejuar e se envolver em vários exercícios espirituais sem, contudo, alcançar a vida espiritual plena de gozo, alegria e liberdade. Ele se encontra em um estado perpétuo de tristeza, derrotas, e desanimo geral, que frequentemente resulta em desistência total de servir a Deus.

            Veja a orientação que Tiago nos dá em relação ao nosso inimigo real: "Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam. Ninguém, ao ser tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo a ninguém tenta. Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz. Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte." (Tiago 1:12-15)

            Conforme este versículo, o inimigo real contra o qual devemos lutar é algo dentro de nós: a cobiça, a concupiscência e simplesmente declarado, a vontade da carne. Analisa bem: O diabo não força você mentir, fornicar, adulterar, roubar, fofocar, criticar, odiar, invejar, idolatrar, irar-se, embriagar-se e etc. Estas coisas todas, entre muitas outras, são denominadas - Obras da Carne e não Obras do Diabo. (Gálatas 5:19-21)

            Jesus falou duramente aos fariseus, chamando-os de sepulcros caiados. Sim, por fora eles apareceram lindos, brancos, puros e sem qualquer mácula. No entanto Jesus sabia que aquela pintura por fora era apenas uma fachada que escondia dos olhos humanos a maldade que habitava nos seus corações. Este é exatamente o problema de muitas pessoas crentes. Elas obedecem todas as regras da igreja, estando por fora lindas, aparentemente puras e sem maculas, mas por dentro são cheias de obras malignas. Por que isto? É por que não identificaram o inimigo real. Aí eles enfrentam situações obviamente tentadoras, pecaminosas e acabam caindo novamente na mesma cilada de antes por não reconhecer que o inimigo está no lado de dentro e não do lado de fora.

Philip D. Walmer