>
 

Identifique Seu Inimigo - II

Número II

                Entendo perfeitamente que alguns ao ler o devocional de ontem contestaram o que escrevi. Por isso volto para abordar o mesmo assunto novamente. Se cada crente pudesse identificar corretamente seu inimigo, entender as armas que tem contra aquele inimigo, poderia alcançar gloriosas vitórias e assim viver uma vida plena de gozo, alegria e liberdade. E, não somente teria todos os benefícios almejados da vida cristã para si mesmo, mas poderia ajudar familiares, amigos e irmãos de fé alcançar a mesma vida de vitória.

            Para provar o que escrevi ser verdadeiro, vamos analisar o pecado original no Jardim do Éden. Deus criou este jardim especialmente para o casal que Ele criou. Era lindo, frutífero e produzia o que eles necessitavam para sustentar sua vida. No entanto, foi plantada, no meio do jardim, uma árvore da qual Adão e Eva foram proibidos de comer. Entendemos que a árvore estava no seu lugar por muito tempo sem que nossos pais prestassem atenção a ela, pois foram orientados não comer dela. Tudo bem! Mas um belo dia, o diabo aparece em forma de serpente, que na época era um animal lindo de aparência, e chamou a atenção de Eva para a árvore. Veja! Ele não a forçou para olhar, mas apenas questionou se Deus deu para comer o fruto de todas as árvores do jardim. (Gênesis 3:1) Ela respondeu que sim (v. 2), mas fez uma ressalva correta, dizendo que não poderiam comer da árvore no centro do jardim (v. 3).

            O primeiro erro foi de parar para conversar com esta aparição do diabo. O segundo erro foi de ouvir e acreditar na contestação da ordem de Deus em relação ao fruto da árvore (vv. 4-5). Agora vem o terceiro erro. Ela virou a cabeça para olhar, para contemplar o fruto proibido. Nosso pastor disse um domingo destes: "Pessoas não se desviam por causa do pecado, mas por causa de onde elas olham". A tentação começa com o olhar. Se Eva não tivesse olhado, não seria escrito: "Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento..." (v. 6) Tudo começou com o olhar. Se não tivesse olhado, não teria iniciado a cobiça. Contudo, o diabo não a forçou para olhar. Ela olhou por que quis. Se Acã não tivesse olhado para o proibido, não teria cobiçado. Se Davi não tivesse olhado para a bela mulher, não teria se adulterado com ela.

            Uma vez acreditando na mentira do diabo, que não foi obrigada a fazer, e ignorando a ordem de Deus, cometeu o quarto erro. Ela estendeu a mão, tomou do fruto, e deu para seu esposo. O inimigo real não era o diabo, pois ele não forçou ela cometer nenhum dos erros. O inimigo era a cobiça dentro dela, o desejo de experimentar de algo proibido. É a mesma coisa hoje. As pessoas olham, cobiçam e dão liberdade para a concupiscência em vez de contestar as mentiras do diabo, como Jesus fez quando foi tentado no deserto. Ele foi três vezes tentado e três rebateu com a poderosa Palavra de Deus (Mateus 4:1-11). Eis, o nosso exemplo. Identifique o inimigo dentro de você e rebate-o com a Palavra de Deus.

Philip D. Walmer