>
 

Identifique Seu Inimigo - III

Número III

            É notável hoje que raramente as pessoas querem assumir responsabilidade por seus próprios atos. A tendência é sempre de culpar outras pessoas, circunstâncias da vida, situações do momento ou qualquer outra coisa sobre a qual a culpa por falhas próprias poderia ser lançada. Esta atitude não é algo novo, pois vêm de longe, lá do Jardim do Éden da parte de Adão, Eva e a serpente. Cada um foi culpando o outro pela falta de obedecer à lei de Deus.

            Neste caso, de acordo com eles, o inimigo sempre foi o outro. Para Adão foi Eva. Para Eva foi o serpente. Sim, estou escrevendo acerca de identificar seu inimigo. Como escrevi anteriormente, Eva não precisava escutar a conversa da serpente, nem precisava olhar para a árvore, e nem precisava estender a mão para apanhar o fruto. Ninguém a forçou fazer nenhum destes atos. Ela era a culpada.

            Qualquer que seja a pessoa não precisa escutar a propaganda do diabo, não importando de onde vem, nem precisa olhar para aquilo que é tentador, nem se mover para apanhar o que fará mal para sua vida espiritual. Você é livre para fazer suas próprias decisões, como nossos pais do início do tempo. E, quando faz não pode culpar outros se o resultado não for o desejado.

            Caim e Abel ambos ofereceram sacrifícios a Deus. Caim, sendo lavrador da terra, trouxe do produto do seu trabalho para oferecer a Deus. Por causa do pecado Deus exigia sacrifícios de sangue, cordeiros, bodes e etc. Por isso, o sacrifício de Caim foi rejeitado. Abel, que era pastor de ovelhas, trouxe uma ovelha em perfeita obediência a Deus para oferecer como sacrifício. Enquanto o sacrifício de Caim foi rejeitado, e o de Abel foi aceito, Caim, em vez de identificar seu próprio inimigo como sendo ele mesmo, teimando por fazer sacrifício inaceitável, direcionou seu ódio para seu irmão Abel em vez de para si mesmo como desobediente servo do Senhor. Caim deu vazão a sua ira e cometeu o primeiro assassinato.

            Caim procurou esconder seu pecado, mas de Deus não se esconde nada. Por ser castigado por Deus, caiu seu semblante que levou Deus a ter uma conversa com ele em Gênesis 4:7: "Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo." As palavras de Deus indicam que o pecado estará sempre presente e perto. Esclarece que o desejo do pecado estará sempre contra você. Contudo note bem a última parte do versículo: "... mas a ti cumpre dominá-lo".

            Quem deve dominar o desejo da carne dentro de você é você mesmo. Deus não vai fazer isto por você enquanto você descansa de braços cruzados. Como Adão, Eva e a serpente foram culpados individualmente por sua parte no pecado original, cada um hoje não será inocentado se cometer aquilo que é contra as leis de Deus.

            Você precisa tomar conta da sua vida. Você pode ser vencedor se conhecer a Palavra de Deus e se encher, encher mesmo, com o Espírito Santo. Identifique Seu Inimigo.

Philip D. Walmer