>
 

Despojar-se

            "Portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma." (Tiago 1:21)

            Fico estarrecido e ao mesmo tempo triste, vendo como pessoas supostamente cristãs fortes e dedicadas faltam em assumir a responsabilidade por seu próprio bem estar espiritual. É bom confiar em Deus, mas Ele jamais fará tudo para cada discípulo. Entendo perfeitamente que todos têm o direito de chamá-Lo de Pai, pois assim foram instruídos. Por exemplo, a oração dominical em Lucas 11:1-4 instrui para começar assim: "Pai, santificado seja o teu nome..." Ele é Pai e Ele mesmo deu o direito de formar laços de intimidade com Ele, enquanto respeita a superioridade Dele, e os direitos que Ele tem por ser o Soberano Criador. No entanto, esta paternidade tem certos limites que podem ser comparados, de forma limitada, com o relacionamento entre pais e filhos terrestres.

            A partir do nascimento de um filho os pais começam um treinamento que futuramente equipará o filho para poder tomar conta de si mesmo. A criança é ensinada o quanto antes como usar o vaso sanitário para suas necessidades fisiológicas. Ela é ensinada caminhar, alimentar a si mesma, falar, vestir-se e etc. Tudo isto é feito durante os primeiros três ou quatro anos da vida da criança. A partir dos quatro ou cinco anos a criança já começa as suas experiências escolares, que são uma necessidade absoluta para que ela não fique dependente vitaliciamente nos pais.

            Eu jamais promulgo independência total de Deus na vida cristã, mas há uma tendência de alguns, senão muitos, de achar que Deus tem uma obrigação de fazer tudo por seus filhos. Vendo e analisando bem o texto acima chegamos a entender que todos têm obrigações em relação a sua vida espiritual. Por exemplo, duvido que uma senhorita casada ache que sua mãe teria uma obrigação de limpar a casa dela, arrumar as camas, lavar as roupas, preparar as refeições, lavar as louças e etc. Da mesma forma Deus espera de todos os cristãos que se tornam responsáveis por sua casa espiritual. O versículo texto acima ensina declaradamente a necessidade de cada um limpar a sua própria casa espiritual "... despojando-se de toda impureza e acúmulo de maldade..." Para ilustrar, Deus não vai arrancar uma revista pornográfica da sua mão; nem vai vedar seus olhos para não ver o conteúdo duvidoso que você acessou no televisor ou computador.

            Se você ficar doente, consulta com o médico que lhe dá uma receita para comprar na farmácia, ele não lhe acompanha para a farmácia lhe forçando para comprar. Tampouco lhe acompanha para casa para ter certeza que você toma o remédio. Perguntei uma vez para meu médico qual porcentagem das pessoas seguiam ao pé da letra suas instruções. Ele respondeu que se conseguir 25% ele a considera como sucesso. Da mesma forma Deus não vai lhe forçar para assistir os cultos, ler sua Bíblia, orar, jejuar e fazer outros exercícios necessários para uma vida espiritualmente saudável. Isto você tem que fazer por conta própria. Você é o responsável.

Philip D. Walmer