>
 

Trevas...

            Sem dúvida alguém abriu esta página hoje que pensa que está nas mais densas trevas que já viu em toda a sua vida. Parece que tudo está indo para trás, que tudo que poderia dar errado, já deu. Talvez sejam problemas com os filhos, ou acabou de receber más notícias do médico acerca de sua saúde. Suas finanças estão em caos e não vê como vai pagar as contas. De problemas você está cheio e não há quem possa lhe dar, nem ao menos, sugerir uma solução. Sim, o desespero habita no seu lar e o pior é que parece ter tomado conta de sua alma.

            Davi sabia o que era andar nas trevas. Depois da grande vitória que Deus deu a Israel por intermédio da mão de dele, Saul, que foi beneficiado pela vitória, deixou um espírito maligno tomar conta de sua vida e começou por ciúmes perseguir Davi. Assim, Davi habitava por anos a fio escondido nas colinas e montanhas, temendo cada dia por sua vida e dos que andavam com ele. A escuridão era diariamente seu companheiro. Em Salmos 18:11 ele chegou a escrever estas palavras acerca de Deus: "Das trevas fez um manto em que se ocultou; escuridade de águas e espessas nuvens dos céus eram o seu pavilhão." Davi expressou o desespero de sua alma por dizer que Deus fez das trevas um manto para Si, dentro do qual ele se escondia. Para Davi parecia que Deus habitava apenas nas trevas e não quis se manifestar aos seus súditos, e que para ele jamais haveria um novo dia com luz.

            O apóstolo Paulo experimentou os mesmos sentimentos de desespero. Este homem por meio de uma tremenda visão de Cristo resolveu dar sua vida em prol do Evangelho. Mas parecia que havia somente perseguições e sombras de morte, encarceramentos e finalmente uma viagem para Roma, que parecia ser o fim de tudo. Em Atos 23:10 Paulo é quase morto por uma multidão enfurecida. Mas, na noite seguinte O Senhor lhe aparece das trevas com uma mensagem específica para ele: "Coragem! Pois do modo por que deste testemunho a meu respeito em Jerusalém, assim importa que também o faças em Roma." Ah! Até que enfim o Senhor aparece com uma palavra de bom ânimo.

            No entanto, a bonança durou pouco e sendo ainda um preso, Paulo e outros embarcam rumo a Roma. Uma tempestade terrível de proporções que deixou até os navegadores experientes desesperados por sua vida bateu no navio. Dias passarem em que não viram nem sol, nem estrelas. Paulo, contudo, ficou no meio deles com uma palavra diretamente do Senhor: "Porque, esta mesma noite, um anjo de Deus, de quem eu sou e a quem sirvo, esteve comigo, dizendo: Paulo, não temas!" (Atos 27:23-24)

            Veja mais uma palavra de bom ânimo de Deus: "Então, disse Salomão: O Senhor declarou que habitaria em trevas espessas." (I Reis 8:12) Sim, meu amigo, ainda que haja trevas espessas em sua volta, pode ter bom ânimo, pois Deus habita nas trevas, Ele está lá, bem ao seu lado. Estende sua mão de fé e descobrirá que Ele está sempre presente.

Philip D. Walmer