>
 

Que Tipo de Coração Você Tem? - 1

Número 1

Coração de Perdão?

 

            Ser crente de verdade significa que tem determinadas qualidades predeterminadas por Jesus Cristo e exemplificadas por Ele. Os seguidores de Cristo foram chamados cristãos pela primeira vez na cidade de Antioquia da Síria por aqueles que não eram Seus seguidores. Por que isto ocorreu? Porque viram nos discípulos de Cristo que eles viviam e obedeciam ao que pregaram, isto é, que seguiam perfeitamente nos passos do seu Mestre. "Porquanto para isto mesmo fostes chamados, pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos..." (I Pedro 2:21) Ser cristão é maneira de dizer que é um pequeno cristo ou semelhante a Ele. Infelizmente há poucos nos dia de hoje que realmente podem dizer isto, pois certamente não vivem os ensinamentos de Cristo e da Bíblia. Ademais, qualquer um que se apresenta diante de Deus em oração sincera há de ser revelado o que realmente é e em o que falha de viver de acordo com os desígnios estabelecidos pela Palavra de Deus.

            Cristo ensinou: "... e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores..." (Mateus 6:12) Aprenda mais o que Cristo ensinou no versículos 14-15: "Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens [as suas ofensas], tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas." Jesus deixou bem claro que o perdão da parte Dele depende do perdão com que abençoamos aos nossos compatriotas.

            Veja agora como Cristo não somente ensinou como alguns dizem, preceitos impossíveis de alcançar, mas mostrou que é possível os alcançar. "Quando chegaram ao lugar chamado Calvário, ali o crucificaram, bem como aos malfeitores, um à direita, outro à esquerda. Contudo, Jesus dizia: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem." (Lucas 24:33-34) Sofrendo a injustiça de morrer crucificado por algo que não fez, Jesus perdoou, não somente os que o crucificaram, mas a todos nós que começaríamos nossa vida no pecado.

            Estevão, tenaz discípulo de Jesus morreu apedrejado por uma multidão enfurecida por ouvir a verdade inconveniente para seus corações fechados à verdade. Suas últimas palavras foram semelhantes às do seu Mestre, Jesus: "Então, ajoelhando-se, clamou em alta voz: Senhor, não lhes imputes este pecado! Com estas palavras, adormeceu." (Atos 7:60) Mais uma vez alguém está sendo injustiçado, mas pelo poder do Espírito de Cristo que habitou no seu coração, ele podia perdoar aqueles que estavam injustamente o condenando à morte.

            O importante para cada cristão é de examinar seu próprio coração pelas obras evidentes na sua vida e assim determinar se tem ou não um coração que perdoa; um coração de perdão semelhante ao seu Mestre, Jesus.

            No livro de Mateus 18:23-35 Jesus deu uma lição mais específica acerca do perdão, cuja mensagem não podemos ultrapassar se quisermos ser verdadeiros cristãos e servos de Cristo. "Então, o seu senhor, chamando-o, lhe disse: Servo malvado, perdoei-te aquela dívida toda porque me suplicaste; não devias tu, igualmente, compadecer-te do teu conservo, como também eu me compadeci de ti? E, indignando-se, o seu senhor o entregou aos verdugos, até que lhe pagasse toda a dívida. Assim também meu Pai celeste vos fará, se do íntimo não perdoardes cada um a seu irmão." (32-35) Nota que o perdão tem que ser do íntimo e não apenas da boca para fora.

Philip D. Walmer