>
 

Que Tipo de Coração Você Tem? - 3

Número 3

Coração de Amor?

 

            No devocional de ontem mostrei como Deus nos amou em nosso terrível estado pecaminoso e até providenciou meios para que pudéssemos ser salvos. Nisto regozijamos com alegria imensa, pois simplesmente e absolutamente não há outro meio de salvação. Jesus, que é a verdade encarada disse: "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim." (João 14:6)

            Sendo que devemos estar cheios do Espírito Santo, isto é, ter o Próprio Deus habitando em nosso ser, se torna lógico que desta fonte pura e imaculada cada um deve produzir o fruto do Espírito que vem por intermédio Dele. Veja o que é este fruto de Gálatas 5:22-23: "Mas o Espírito produz amor, alegria, paz, paciência, delicadeza, bondade, fidelidade, humildade e domínio próprio..." O primeiro fruto que o Espírito deve produzir no cristão é o amor. Que tipo de amor? Amor partidário? Amor que só ama o amável? Amor que ama apenas quem lhe agrada? Amor que tem o direito de rejeitar o desagradável? Se Deus tivesse amado desta forma onde você e eu estaríamos hoje? Certamente não membros da Igreja do Senhor Jesus Cristo, pois quando estávamos sobrecarregados de pecados éramos tudo menos amável, mas Deus nos amou e nos salvou.

            Agora, se é que temos recebido o Espírito como residente permanente em nosso ser, devemos amar como Deus nos amou, sim, amar o desagradável, a pessoa sobrecarregada com a sujeira e detritos do mundo; o embriagado, o sexualmente impuro, o ladrão, assassino, raptor, assaltante e etc. Difícil? Sim, é, enquanto tentamos fazer isto apenas com a força de nossa carne e habilidades humanas. Mas, é o Espírito Santo que nos equipa para fazer o que agrada a Deus. É apenas mais uma das razões por que Paulo exigiu que cada cristão procurasse se encher do Espírito Santo: "... enchei-vos do Espírito..." (Efésios 5:18) Sem a plenitude do Espírito Santo em nosso ser, é impossível amar como Deus quer que amemos, como Ele exige que amemos. Este amor pode estar presente e atuante em nós pelo poder do Espírito, pois é impossível de amar como Deus exemplificou sem Seu poder dentro de nós. Em I Pedro 1:22 o escritor desta epístola sob a unção do Espírito Santo admoesta: "Tendo purificado a vossa alma, pela vossa obediência à verdade, tendo em vista o amor fraternal não fingido, amai-vos, de coração, e uns aos outros ardentemente..."

            Nota quatro coisas importantes deste versículo: 1) Deve purificar sua alma de todas as obras da carne (Gálatas 5:19-21) [Recomendo que estude esta passagem cuidadosamente.] por obedecer a verdade (toda ela e não apenas o que você poderia mais gostar), 2) praticar um amor não fingido, contudo sincero, 3) deve amar de coração e não apenas de boca para fora e 4) amar ardentemente, intensamente, não visando qualquer benefício próprio, mas amando como Deus amou para cumprir a lei de Deus. Assim, e somente assim seremos aceitos por Deus e considerados como verdadeiros filhos Dele. Pessoas olham para nossos filhos dizendo; Ele parece como a mãe ou o pai. Será que espiritualmente você parece como seu Pai celestial?

Philip D. Walmer