>
 

Que Tipo de Coração Você Tem? - 5

Número 5

Coração de Amor?

 

                "Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus: quando amamos a Deus e praticamos os seus mandamentos. Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; ora, os seus mandamentos não são penosos..." (I João 5:2-3)

            O amor que sentimos emanando de nossos corações não pode ser exclusivamente para com os irmãos de fé mutua, mas conforme escrevi ontem deve incluir as pessoas longe de Deus que jazem no mais profundo pecado, que em seu estado natural não são amáveis. Mas, além disto, a Bíblia é clara que o amor que foi nos outorgado da parte de Deus deve se manifestar em nós na forma de amor a Deus não fingido, sincero, profundo e ardente, que se manifesta em obediência às ordenanças de Deus. Ninguém jamais pode dizer que ama a Deus enquanto desobedece a seus mandamentos e leis. Da mesma forma que um cônjuge não pode honestamente dizer ao seu (sua) companheiro (a) que o (a) ama enquanto está lhe traindo; nenhum crente pode dizer sinceramente a Deus que O ama enquanto está traindo-O por paquerar o mundo e seus prazeres. O cristão necessita um coração de amor para com Deus.

            Versículo três é claro na sua declaração que o amor que alegamos ter para com Deus é manifesta pela obediência a Ele e os mandamentos contidos na Sua Palavra. Nisto reconhecemos que as canções de muitos cantores fazem uma declaração que não é verídica, pois compõe e cantam palavras que não vivem no dia a dia por serem desobedientes aos mandamentos da Palavra. Muitos outros declaram uma inverdade por repetir estas palavras em suposto louvor a Deus, enquanto vivem em desobediência; não importando se for desobediência parcial ou total. Para com Deus é a mesma coisa. Desobediência é desobediência não importando o grau dela.

            Agora veremos como o amor a Deus que é resultado do amor de Deus para conosco, é interligado com o amor ao nosso próximo. Quando Jesus foi perguntado o que era necessário fazer para entrar no Reino de Deus, Ele deu esta resposta diretamente do Antigo Testamento: "Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento; e: Amarás o teu próximo como a ti mesmo." (Lucas 10:27) Quem indagou Jesus quis se justificar e perguntou quem na verdade era o seu próximo. A história do bom samaritano foi contada seguida da pergunta de quem era o próximo e todos estes incrédulos foram obrigados a confessar que era também o samaritano, uma raça odiada por todos os judeus.

            "Aquele que ama a seu irmão permanece na luz, e nele não há nenhum tropeço. Aquele, porém, que odeia a seu irmão está nas trevas, e anda nas trevas, e não sabe para onde vai, porque as trevas lhe cegaram os olhos." (I João 2:10-11)

            "Nisto são manifestos os filhos de Deus e os filhos do diabo: todo aquele que não pratica justiça não procede de Deus, nem aquele que não ama a seu irmão. Porque a mensagem que ouvistes desde o princípio é esta: que nos amemos uns aos outros..." (I João 3:10-11)

            "Se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê. Ora, temos, da parte dele, este mandamento: que aquele que ama a Deus ame também a seu irmão." (I João 4:20-21)

            Que a Bíblia fale por Si Mesma ao seu coração.

Philip D. Walmer