>
 

Derramamento de Sangue

 

            "Ora, na vossa luta contra o pecado, ainda não tendes resistido até ao sangue..." (Hebreus 12:4)

             Não há duvida que seja difícil servir a Deus no ambiente de um mundo sensual voltado para todo e qualquer prazer que a carne ofereça. Eu disse que é difícil, mas não que é impossível.

            Na Igreja primitiva havia perseguições terríveis. O tamanho do sofrimento dos cristãos do primeiro século desafia discrição pelo tamanho da crueldade e o fato que a morte de milhares de cristãos nas arenas do império romano foi considerada como esporte e que havia milhares de espectadores que gostavam de ver o derramamento do sangue destes que foram considerados inimigos do império. Estes depravados não somente gostavam de ver estes cenas de corpos dilacerados pelas bestas feras, mas foram desapontados quando não acontecia e muitas vezes pediam cada vez mais brutalidade contra estes supostos inimigos do estado. Era muito terrível.

            O escritor do livro aos Hebreus enquanto compadecia com os sofrimentos destes cristãos, fez os hebreus cristãos lembrarem-se de que eles ainda não tinham sofrido ao ponto de derramar sangue por serem seguidores de Cristo. O mesmo pode ser dito acerca da maioria dos cristãos que hoje conhecemos. A maioria que leem este devocional não conhece ninguém que sofreu por ser cristão ao ponto de ser encarcerado, chicoteado, apedrejado, ou de outra forma sofrer pela fé ao ponto de derramar seu sangue.

            A perseguição que a maioria conhece é uma de criticas, deboche, gozação e abuso vocal. É possível que alguém não fosse empregado por ser cristão, ou obrigado usar um tipo de vestimenta que não é de condizente com sua fé pessoal. Pode ser que alguém levou uma bofetada, mas não abusado fisicamente ao ponto de derramar sangue. Pode ser que sua conduta cristã suscitou um afastamento de familiares, de colegas de uma instituição educacional ou de colegas de emprego. Mas jamais ao ponto de sofrer danos físicos e o derramamento de sangue.

            A nossa própria carne, bem como satanás, inimigo de Cristo e seus seguidores apresentam tentações fortes para tentar nos derrubar, mas isto não nos afeta fisicamente e somente espiritualmente se cedemos para a fraqueza da carne ou a tentação apresentada pelo diabo. Portanto, quando somos tentados de queixar das dificuldades enfrentadas para servir a Deus, devemos nos lembrar de que fisicamente ainda não sofremos o derramamento de nosso sangue por ser cristão.

            E, em relação às tentações que sofremos de trair nossa fé e O Senhor Jesus que deu Sua vida em prol de nossa salvação, devemos lembrar que falhar não é uma opção viável, pois assim comprometemos nossa salvação eterna. Quantas são as pessoas que cederam às tentações da carne e do diabo morreram fora da fé, irrevogavelmente perdidos eternamente. Devemos em todas as situações de tentação nos lembrar da promessa a seguir:

            "Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar." (I Coríntios 10:13) Há sempre um meio de escape de toda e qualquer tentação!

Philip D. Walmer