>
 

Altares de Tijolos

 

            "Povo que de contínuo me irrita abertamente, sacrificando em jardins e queimando incenso sobre altares de tijolos..." (Isaias 65:3)

            A edificação de altares pelo povo judaico da era do Antigo Testamento sempre fazia parte do seu culto a Deus. No entanto, havia regras que determinavam a maneira da sua edificação. Em todo lugar do Antigo Testamento, menos em nosso texto acima, descobrirá que estes altares sempre foram edificados de pedras naturais da região. Espaço não permite um estudo profundo a este respeito, mas parece que foi uma lei, não escrita, contudo sempre praticada.

            A edificação de altares foi muito importante para todos, pois desde Adão e seus filhos altares foram edificados. Abraão, Isaque e Jacó edificaram altares bem antes da lei ser dada a Moisés. Eram lugares de louvor e adoração a Deus. Eram lugares para fazer consertos com Deus. Por tanto eram muito importantes e sua edificação tinha que ser de acordo com o aceitável a Deus.

            O Tabernáculo no Deserto, bem como o Templo edificado por Salomão e todos os sucessivos templos continham dois altares, ambos importantes e ambos feitos de acordo com o projeto de Deus. Voltamos a falar dos altares comuns edificados nos campos e montanhas. Estes foram edificados com as pedras catados no local. Não havia o uso de instrumentos de ferro para formá-las e esculpi-las em tamanhos iguais, e mais agradáveis aos olhos dos seres humanos.

            Tem vezes que eu questiono as canções que costumamos cantar; feitas por profissionais, especificamente treinados nesta arte musical. Ah! Sei que as letras são bonitas. O ritmo e rima são perfeitos. A música tem aquela perfeição preferida pelos profissionais. Mas, questiono se é ou não agradável a Deus. Entendo perfeitamente que há pessoas que me criticariam por ser de outra geração; que tem prazer em debochar as músicas da minha era. Mas, digo, afirmo e temo em dizer que muitas daquelas canções que são descartadas pela nova geração saíram de experiências dolorosas da vida real dos seus autores que tinham um relacionamento com Deus que hoje poucos têm.

            Eu me lembro de uma falecida irmã que de vez em quando pedia para cantar um hino especial. Não, ela não tinha uma voz treinada, nem sempre cantava bem no tom certo, e sim cantava um hino considerado velho e ultrapassado, mas a atuação dela sempre abençoava a congregação e conduziu as pessoas a um louvor sincero, agradável a Deus e por Ele aceito. Por que, você pergunta? Porque saiu de um coração sincero. Saiu de um coração que almejava adorar a Deus e não por intuito de ser reconhecida e aclamada por seu talento.

            Deus não necessita tudo uniforme, tudo igual, tudo perfeito de acordo com os homens para Ele aceitar e honrar com um toque especial do Seu Espírito Santo.

            "Então, falou Pedro, dizendo: Reconheço, por verdade, que Deus não faz acepção de pessoas; pelo contrário, em qualquer nação, aquele que o teme e faz o que é justo lhe é aceitável." (Atos 10:34-35)

            "Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo..." ( I Pedro 2:5)

Philip D. Walmer