>
 

Noah - NoƩ

(O filme de Darren Aronofsky)

 

            O filme Noah tem levantado muitas conversas, especulações certas e erradas, bem como opiniões, tanto de teólogos quanto de pessoas de fé cristã e outras sem qualquer princípio de fé em Deus e Sua Palavra. Segue uma recapitulação de pontos principais contidos em dois artigos, um por Dr. Brian Mattson, Ph. D. em Teologia Sistemática da Universidade de Aberdeen que agora serve como Scholar Senior de Teologia Pública do Centro para Liderança Cultural e outro de Ben Shapiro, Editor Senior Geral da Breitbart News e autor de vários livros "Bestsellers". Abaixo têm opiniões formadas por minha esposa e eu por ter visto "trailers" do filme e lido vários artigos que já o assistiram. Um ex-colega meu de seminário, e ministro sucedido a mais de 50 anos assistiu o filme. Ele disse publicamente no Facebook que assistiu ao filme e declara que  é perda de tempo e dinheiro, pois o filme em nada segue a verdadeira história bíblica.

 

1.      O diretor deste filme é declaradamente ateu. Nenhum cristão verdadeiro necessita de uma pessoa assim para interpretar histórias da Palavra de Deus em forma de filme para acrescentar algo a sua fé.

2.      O propósito do diretor do filme é simples... destruir a veracidade da história bíblica na mente de cristãos, tornando-os incrédulos e tornando os que já são incrédulos mais incrédulos ainda.

3.      Outro propósito é de levar pessoas aos propósitos dos ambientalistas, todos esquerdistas e liberais em todo o seu pensamento. O enredo do filme leva a pessoa crer mais na criação do que no Criador.

4.      O filme faz alusão a uma deusa da mitologia grega, chamada Gaia. De acordo com a mitologia grega esta deusa é a deusa da terra, uma gordinha, apresentada em posição reclinada, sempre vestida de verde (de onde vem o movimento "verde") que teve vários relacionamentos conjugais com o deus do céu, do mar, do inferno e outros, que produziu outros deuses.

5.      O diretor coloca mais ênfase no fato que Noé salvou os animais em vez de crianças inocentes. Assim é reforçado o pensamento que não devemos em hipótese alguma matar qualquer animal que seja, ou destruir plantas e árvores. Por isso mais valor é dado aos animais e plantas do que ao ser humano. Deste pensamento vem a ideia que praticar o aborto é permissível e em nada digno de condenação. Em outras palavras mais valor é dado aos animais e plantas do que ao ser humano.

6.      Noé é apresentado como homicida mandado por Deus para matar suas duas netas, quando a Bíblia nada fala de filhos dos filhos e noras de Noé. A Bíblia nada disto fala, mas fala que apenas oito pessoas foram salvas.

7.      O enredo do filme procura fazer o assistente dele crer que grandes pedras caíram do céu que se tornaram monstros que edificaram a arca.

 

Conclusão: A pessoa de fé cristã que paga ingresso para assistir este filme está: 1) Colocando sua fé a mercê dos que promulgam lendas, mentiras, mitologias e etc. 2) Colocando seu dinheiro nas mãos de pessoas que têm por alvo destruir sua fé na Palavra de Deus, 3) Colocando seu aval no enredo do filme diante de pessoas já incrédulas. Este filme é mais uma arma sendo usada por pessoas ímpias contra a veracidade da Palavra de Deus e a fé salvadora em Cristo Jesus. Para o cristão o filme não tem qualquer valor redentor, e deve ser evitado, pois só traz confusão, principalmente aos que são leigos no seu entendimento da Palavra de Deus. Em breve estaremos colocando no site www.simfiel.com.br a tradução completa dos artigos mencionados acima. Aguarda um anúncio deste lançamento que sairá em breve.

Philip D. Walmer