>
 

Quanto Me CustarĂ¡

 

            "Se o teu olho direito te faz tropeçar, arranca-o e lança-o de ti; pois te convém que se perca um dos teus membros, e não seja todo o teu corpo lançado no inferno." (Mateus 5:29) (Mateus 18:9)

            Bem no início do Seu ministério terrestre, Jesus começou deixar bem claro que ser seguidor Dele não seria de graça, contudo teria um preço, que para alguns poderia ser bem caro. Jesus ainda encorajou para calcular o custo: "Pois qual de vós, pretendendo construir uma torre, não se assenta primeiro para calcular a despesa e verificar se tem os meios para a concluir?" Lucas 14:29)

            Para servir a Cristo é absolutamente necessário que o pretendente seguidor abre mão de todas as coisas que não pertencem ao Reino de Deus e jamais poderão pertencer a Ele. Quando uma pessoa anda no mundo e de acordo com ele, há certas coisas pelas quais ela é identificada como alguém que ainda está no mundo. É impossível que pertençamos ao Reino de Deus sem ter as qualificações e identidade deste reino santo, puro, santificado e separado do mundo. No entanto há numerosas pessoas que querem camuflar a sua identidade de cristã aparentemente para não ser mal falada ou perseguida. É bom que todos nós nos lembremos das palavras de Jesus: "Porque qualquer que de mim e das minhas palavras se envergonhar, dele se envergonhará o Filho do Homem, quando vier na sua glória e na do Pai e dos santos anjos". (Lucas 9:26) Tem vergonha de Cristo? Tem vergonha de si identificar com Ele? Tem medo de identificar com Ele por receio de sofrer zombarias e perseguições? Bem, Jesus já falou que nem reconhecerá tais pessoas diante do Seu Pai.

            Evidentemente há certos ensinamentos de Jesus que são desconhecidos ou ignorados. Quando Jesus disse: "Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; quem perder a vida por minha causa, esse a salvará. Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se vier a perder-se ou a causar dano a si mesmo?" (Lucas 9:23-25), Ele referia a condenação à morte numa cruz como a mais ignominiosa que existia na época. Ele queria que todos entendessem desde o início que servir a Ele com o intuito de herdar vida eterna custaria alguma coisa, e provavelmente um preço alto. O que se vê hoje são aqueles que querem se manter amigos do mundo, aceitos pelo mundo e ainda nutrir uma esperança de fazer do céu sua morada de paz após a morte.

            Anos atrás eu tinha um amigo que sofreu com diabete. Ele queria viver, por tanto chegou o dia em que ele foi obrigado decidir que para salvar sua vida teria de deixar o médico amputar um pé. Ao longo de algum tempo perdeu os dois pés, as duas pernas até os joelhos e finalmente a parte de superior das pernas. Ele teve tanta vontade viver que decidiu que seria melhor perder as pernas que morrer. Pergunto o que você está pronto para perder, que preço está pronto para pagar para herdar as promessas de Deus. Elas não são de graça, pois sempre custará alguma coisa. Mas, como Paulo, digo que é bom sofrer a perda de todas as coisas para herdar o que Cristo tem para mim. "Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo..." (Filipenses 3:8) Concorda?

Philip D. Walmer