>
 

Renunciar - 2

Número 2

 

            "Pelo que, tendo este ministério, segundo a misericórdia que nos foi feita, não desfalecemos; pelo contrário, rejeitamos as coisas que, por vergonhosas, se ocultam, não andando com astúcia, nem adulterando a palavra de Deus; a antes, nos recomendamos à consciência de todo homem, na presença de Deus, pela manifestação da verdade." (RA) "Antes renunciamos aos procedimentos secretos e vergonhosos, não usamos de engano, nem torcemos a palavra de Deus. Ao contrário, mediante a clara exposição da verdade, recomendamos-nos à consciência de todos, diante de Deus." (NVI) (II Coríntios 4:2)

            Ontem eu escrevi o primeiro devocional com este título. No texto mencionei a necessidade de renunciar as obras da carne que a maioria provavelmente considera com os pecados de maior porte. Assim, esta maioria se considera livre de qualquer condenação. Mas, da mesma forma que um motorista que obedece 99% das leis do trânsito ainda pode ser multado por apenas uma infração aparentemente banal, o cristão que ignora às leis de Deus com as quais ele não concorda ou não considera como importantes pode ser enquadrado como desobediente. Sei que há muitos crentes que discordam com este posicionamento, mas é bom lembrar que Adão e Eva foram enquadrados em apenas um ato de desobediência e sofreram consequências terríveis. É absolutamente essencial que o cristão renuncia tudo que a Bíblia rotula como obras da carne.

            Vamos analisar estas obras da carne de Gálatas 5:19-21: (NVI) "Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoismo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias, e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti: Aqueles que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus." (NTLH) "As coisas que a natureza humana produz são bem conhecidas. Elas são: a imoralidade sexual, a impureza, as ações indecentes, a adoração de ídolos, as feitiçarias, as inimizades, as brigas, as ciumeiras, os acessos de raiva, a ambição egoísta, a desunião, as divisões, as invejas, as bebedeiras, as farras e outras coisas parecidas com essas. Repito o que já disse: os que fazem essas coisas não receberão o Reino de Deus."

            Nesta lista há certos comportamentos que são costumeiros na vida de não poucos crentes. No entanto, eles têm a petulância de ignorar estas coisas como personalidades ou defeitos de família sem consequências. Isto é muito perigoso e coloca a alma de tais pessoas em grande perigo, pois o apóstolo Paulo advertiu que os praticantes de tais coisas não herdarão o Reino de Deus. Entendo perfeitamente que muitas coisas nesta lista não são praticados pelos crentes. No entanto, há outras coisas que a gente vê com frequência na vida de pessoas que se consideram salvas. Exemplos: ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja.

            Qualquer um que examina sua vida com nitidez há de descobrir tais coisas na sua vida. Estas coisas devem ser renunciadas se é que a pessoa sinceramente deseja salvar a si mesmo. No próximo devocional abordarei outro aspeto desta passagem que iluminará e esclarecerá um pouco melhor os por menores desta passagem de Gálatas.

            Philip D. Walmer