>
 

Renunciar - 3

Número 3

 

            "As coisas que a natureza humana produz são bem conhecidas. Elas são: a imoralidade sexual, a impureza, as ações indecentes, a adoração de ídolos, as feitiçarias, as inimizades, as brigas, as ciumeiras, os acessos de raiva, a ambição egoísta, a desunião, as divisões, as invejas, as bebedeiras, as farras e outras coisas parecidas com essas. Repito o que já disse: os que fazem essas coisas não receberão o Reino de Deus." (Gálatas 5:19-21)

            Entendo perfeitamente que alguns podiam ter discordado com o devocional de ontem. Outros podiam ter ficado com um medo medonho. De certa forma eu quis combater a ideia que flutua livremente nas igrejas evangélicas que a graça de Deus há de cobrir todos os pecados no final, e que não importa o que faz, será igualmente salvo. Esta ideia, aliás, crença, é muito perigosa, pois os que têm tendência de viver uma vida cristã de forma relaxada aproveitarão para viver suas vidas integralmente ligadas com o mundo, sem si preocupar com o pecado que eventualmente os condenará ao tormento eterno.

            A Versão Revista e Atualizada da Bíblia na língua portuguesa do versículo 21 tem estas palavras: "os que tais coisas praticam." Isto dá a ideia de prática contínua do pecado, e é por aí que encontramos o problema. Alguns praticam os pecados com tanta frequência e o Espírito Santo é tão ausente, que a consciência não sente mais compungimento. Assim eles praticam continuamente os mesmos pecados ou uma série deles, contudo sem qualquer arrependimento. Sentir compungimento seguido de profundo e sincero arrependimento é o segredo que todos devem levar a sério para lidar com o pecado.

            Um exemplo claro disto se encontra em Salmos 51. Não há dúvida com respeito à gravidade dos pecados cometidos por Davi. No entanto, quando foram revelados não havia um esforço da parte dele para tentar se justificar, contudo, confessou, e procurou o perdão de Deus através de um arrependimento profundo. Este arrependimento foi de tal modo sincero e do fundo do coração que Davi não cometeu o mesmo pecado novamente. Eis a diferença entre ele e outros em tempos modernos, que cometem pecados sérios, fazem cenas de arrependimento, mas são novamente flagrados cometendo os mesmos outra vez. O pecado tem que ser renunciado e abandonado para estabelecer um relacionamento correto com Deus. Veja um conselho da Palavra de Deus em relação ao pecado: "Quem tenta esconder os seus pecados não terá sucesso na vida, mas Deus tem misericórdia de quem confessa os seus pecados e os abandona." Provérbios 28:13 NTLH) A palavra chave neste versículo é abandonar. O pecado não deve ser repetido vez após vez ao longo dos anos como tem sido o caso de não poucos.

            O segredo de uma vida agradável a Deus é o de está sempre sensível ao Espírito Santo que convencerá do pecado, ferirá a consciência e se o pecado for confessado e abandonado, não voltará para condenar nem agora e nem no futuro diante de Deus no juízo. "Mas, se confessarmos os nossos pecados a Deus, ele cumprirá a sua promessa e fará o que é correto: ele perdoará os nossos pecados e nos limpará de toda maldade." (I João 1:9 NTLH) Confessa, abandona e renuncia, e assim terá um relacionamento pacífico com Deus e certeza que fará parte dos que herdarão um lugar na cidade celestial.

Philip D. Walmer