>
 

Aliados No Evangelismo - 1

Número 1

 

            "Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer..." (João 6:44)

            Reconhece que Jesus enviou seus discípulos do primeiro século para sair de casa, da sua cidade e província para evangelizar o mundo dos seus dias. No entanto, eles não foram enviados sozinhos, pois obedeceram a ordem de Jesus, indo para Jerusalém para aguardar a descida do Espírito Santo. Esta obediência à ordem de Jesus fez com que eles foram para todos os lugares do mundo da época com o poderoso aliado, Deus, sempre ao seu lado.

            Em Mateus 28:18-20, Jesus, usando a autoridade que lhe foi dado, comissionou seus discípulos para ir no mesmo poder que Ele possuía para dar continuidade no trabalho que Ele iniciou. Esta comissão foi lhes dada antes da descida do Espírito Santo. Durante os anos do ministério de Jesus na terra, os discípulos foram enviados; eles operavam milagres, mas não como acontecia depois de ficaram cheios do Espírito Santo. Uma das razões por que o trabalho do evangelismo não tem mais sucesso é devido à falta da plenitude do Espírito Santo. Quando os discípulos maravilharam diante dos milagres que Jesus operava, eles foram informados: "Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai." (João 14:12) A ascensão de Jesus resultava na descida do Espírito Santo que lhes capacitava para cumprir a comissão. 

            Tanto eles quanto nós precisamos desta capacitação, pois em nós mesmos não há poder, nem autoridade para fazer o que Jesus mandou para fazer. É notável que uma das maiores igrejas que é conhecida como sendo Pentecostal admita que menos que 50% dos seus ministros têm recebido o Espírito Santo. Por tanto lhes falta o poder para efetuar as obras de Jesus. Sendo que isto é estática deles, por tanto verdadeira, imagine o cenário entre os membros. Choro de tristeza, pois uma vez frequentei uma congregação desta organização, e me lembro nitidamente como os altares estavam cheios de pessoas que com ansiedade, fervor e sinceridade buscavam o Espírito Santo.

            Receio que outras ditas organizações Pentecostais estão seguindo o mesmo caminho. Se assim acontecer aonde será depositado o poder de Deus no mundo de hoje? Ser chamado Pentecostal há de ser apenas um título, contudo sem o poder que o nome indica?

            Paulo, escrevendo ao seu filho na fé em II Timóteo 3:1-5 descreve com precisão o mundo atual no qual habitamos; "Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus, tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes."

            A parte em negrito acima na versão NTLH diz: "... terão a forma exterior da nossa religião, mas rejeitarão o seu verdadeiro poder." Que Deus lhe dê uma fome insaciável para estar absolutamente saturado com o poder de Deus para poder efetuar todas as obras que Jesus prometeu, sendo aliado de Deus neste trabalho que o mundo necessita ver.

Philip D. Walmer