>
 

Aliados No Evangelismo - 2

Número 2

 

            "Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer..." (João 6:44) Neste versículo entendemos que tem que haver entre nós e Deus uma aliança para trabalhar em conjunto no ganhar de almas. É impossível que o homem apenas por sua vontade e trabalho faça uma obra efetiva no evangelismo, pois conforme o texto acima Deus precisa operar na vida do evangelizado para que ele venha a Jesus com vontade para ser salvo.

            Admiramos o avivamento do primeiro século da Igreja, registrado no Livro de Atos. No Dia de Pentecostes aproximadamente 3000 almas foram acrescentadas à Igreja. Reconheço que era um dia especial, esperado por muitos e por muito tempo. É possível argumentar que foi puramente um ato divino, e de certa forma foi. No entanto devemos nos lembrar de que os 120 que estavam presentes no momento da primeira descida do Espírito Santo tinham passado 10 dias no cenáculo, precisamente orando enquanto aguardavam este fenômeno há muito tempo prometido por Deus. Sim, 10 dias orando unissonante ao Todo-poderoso. O espírito unanime e as orações constantes fizeram parte deste grande evento. No Livro de Atos 2:42 notamos que quatro coisas fizeram parte da vida destes novos cristãos, a última que foi as orações. O versículo diz que eles perseveraram nestas atividades, inclusive nas orações. No capítulo 3 encontramos Pedro e João indo para o templo para participar do terceiro horário de oração do dia (15:00 horas). A fidelidade desta comunidade cristã nas suas orações certamente resultou mais uma vez na salvação de mais de 2000 almas, pois o milagre real da cura deste homem fez centenas crer que a mensagem dos discípulos era verdadeira. Você já operou um milagre pelo poder de Deus? Não? Por quê? Se você tem recebido o Espírito Santo, habita dentro do seu ser o mesmo Espírito que habitava os cristãos do primeiro século da igreja. Você está satisfeito de simplesmente ter o Espírito Santo sem que faça uso do mesmo.

            Assim você faz lembrar-me de um conhecido meu que tem um museu particular de carros e motos. Ele tem várias motocicletas e Corverttes (carros esportivos de corrida) com motores poderosíssimos. Mas, eles jamais saem do museu. São bonitas, espetaculares e admirados, mas inúteis. Eles não levam ninguém a lugar algum.

            O que foi que os discípulos fizeram depois do Dia de Pentecostes e o recebimento do Espírito Santo?  O versículo seguinte explica. "E eles, tendo partido, pregaram em toda parte, cooperando com eles o Senhor e confirmando a palavra por meio de sinais, que se seguiam." (Marcos 16:20)

            Você partiu do seu Dia de Pentecostes para pregar em toda a sua cidade, estado e nação? Você está cooperando com o Senhor para que sua vida produza fruto para o reino de Deus? Sinais estão lhe seguindo como prova que tem o poder de Deus e que foi chamado por Ele para servir como verdadeiro testemunho do Seu poder? Você crê ou não nesta promessa de Jesus? "... E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século." (Mateus 28:20)

Philip D. Walmer