>
 

Páscoa 8

Número 8 - Morreu Ou Foi Morto

 

            Alguns anos atrás a Igreja Católica declarou que não mais culparia os Judeus por ter matado Jesus. Qualquer leitor sério da Palavra de Deus; qualquer estudante sério e qualquer teólogo só poderia entender que nenhum povo em particular matou Jesus. Em primeiro lugar vamos analisar o que as Escrituras falam acerca daquele momento em que Jesus, o Cristo, deixou de viver. Conforme Marcos 15:25 Jesus era crucificado na terceira hora do dia, que é 09:00 horas. Três horas depois, na sexta hora do dia, isto é 12:00 horas (meio dia) trevas caíram sobre a terra, que duraram até a nona hora, isto é 15:00 horas. Precisamente nesta última hora Jesus bradou em alta voz: "Deus meu, Deus meu, por que desamparaste?" (v. 34)

            Agora, vamos olhar de perto de como Jesus morreu:

            Mateus 27:50 assim fala: "E Jesus, clamando outra vez com grande voz, entregou o espírito."

            Marcos registra a morte de Cristo desta forma: "Mas Jesus, dando um grande brado, expirou." (Marcos 15:37)

            Lucas, o médico, esclareceu ainda mais a morte do Mestre em Lucas 23:46: "Então, Jesus clamou em alta voz: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito! E, dito isto, expirou."

            João, o mui amado do Senhor dá este entender em João 19:30: "Quando, pois, Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado! E, inclinando a cabeça, rendeu o espírito."

            Com estes versículos qualquer uma tira a conclusão lógica que as chicotadas não mataram Jesus, nem a coroa de espinhas, e nem os pregos nas mãos e pés. Em João 19:38, José de Arimatéia pede o corpo de Jesus para Pilatos, a fim de enterrá-lo. Marcos 15:42-46 registra este mesmo ato, contudo com a ressalvo que Pilatos duvidou que Jesus já estava morto e mandou certificar o fato com o centurião encarregado com a crucificação. Pilatos duvidou que Jesus já estivesse morto, pois normalmente levava bem mais tempo para alguém morreu por crucificação.

            O fato que quero esclarecer para todos os meus leitores é que ninguém matou Jesus, pois Ele deu voluntariamente Sua vida em prol de todos os seres humanos para eles poderem ter um meio pelo qual poderiam se salvar. Se for necessário culpar alguém pela morte de Jesus, é para culpar a si mesmo, pois todos nós éramos pecadores que necessitavam de um Salvador. Vamos passar agora para sustentar esta verdade com várias passagens das Escrituras:

            "Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores." (Romanos 5:8)

             Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus o e também intercede por nós." (Romanos 8:34)

            "... o qual se entregou a si mesmo pelos nossos pecados,  para nos desarraigar deste mundo perverso, e segundo a vontade de nosso Deus e Pai..." (Gálatas 1:4)

            "Aquele que não conheceu pecado,  ele o fez pecado por nós;  para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus." (II Coríntios 5:21)

            Amigo leitor está mais que provado por estas referências, bem com muitas outras, que Jesus não foi morto, mas morreu, se entregando voluntariamente por que nos amou e quis providenciar salvação para todos. A oração sacerdotal de Jesus no Getsêmani, uma oração que foi feita três vezes, comprova que Jesus, filho do homem, tinha escolha no assunto, mas no final se entregou à morte, a morte da cruz para servir de propiciação pelos pecados do mundo inteiro. Devemos transbordar de alegria e muito agradecimento por Ele ter feito, pelo amor, este grande sacrifício em nosso favor. Sei! Ele morreu por que quis, motivado por amor a todos nós.

Philip D. Walmer