>
 

Páscoa 11

Número 11 - A Incredulidade

 

            "Finalmente, apareceu Jesus aos onze, quando estavam à mesa, e censurou-lhes a incredulidade e dureza de coração, porque não deram crédito aos que o tinham visto já ressuscitado." (Marcos 16:14)

            Após Sua ressurreição, Jesus apareceu aos seus discípulos e seguidores durante um período de quarenta dias. Para aqueles que O viram, era uma coisa maravilhosa, comovente e edificadora, pois as promessas de Jesus acerca de uma nova morada (João 14:1-3) e vida eterna (João 10:28) começaram a viver, pois viram que a morte não podia segurá-Lo; que Ele tinha poder até sobre a morte.

            A censura que Jesus aplicou aos incrédulos ocorreu por que os que viram o Senhor testemunhavam acerca do fato, no entanto, muitos não creram, entre os quais estava Tomé. Notamos que Jesus fez um novo aparecimento especialmente para Tomé. No entanto, Jesus teve uma mensagem especial para ele, e mais especificamente para nós que vivemos quase 20 séculos após estes acontecimentos que mudaram o mundo para sempre.

            "Ora, Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus. Disseram-lhe, então, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele respondeu: Se eu não vir nas suas mãos o sinal dos cravos, e ali não puser o dedo, e não puser a mão no seu lado, de modo algum acreditarei. Jesus aparece novamente aos discípulos. Passados oito dias, estavam outra vez ali reunidos os seus discípulos, e Tomé, com eles. Estando as portas trancadas, veio Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco! E logo disse a Tomé: Põe aqui o dedo e vê as minhas mãos; chega também a mão e põe-na no meu lado; não sejas incrédulo, mas crente. Respondeu-lhe Tomé: Senhor meu e Deus meu! Disse-lhe Jesus: Porque me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram." (João 20:24-29)

            Deus ainda procura nesta geração, mesmo que esteja longe da primeira geração de crentes da Igreja Primitiva; um povo realmente crente, que crê piamente no registro da Palavra de Deus e nas promessas Nela contidas. Ele repudia a incredulidade, pois ela ofende o Ser Dele que não mente e que não pode mentir. O que Ele prometeu, Ele cumprirá fielmente. Em falar com Tomé que tanto duvidava, não somente nas palavras Dele, contudo, o testemunho dos que O tinham visto; pronunciou uma bênção especial sobre todas as gerações por vir, que creriam sem O ver: "Bem-aventurados os que não viram e creram".

            Amado leitor, nós somos bem-aventurados, pois cremos na mensagem da Palavra de Deus. Cremos que apesar de não ter acontecido ainda, que Jesus Cristo voltará e arrebatará sua Igreja para a Cidade Celestial, preparada especialmente para os que creem. "Mas nós somos cidadãos do céu e estamos esperando ansiosamente o nosso Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que virá de lá. Ele transformará o nosso corpo fraco e mortal e fará com que fique igual ao seu próprio corpo glorioso, usando para isso o mesmo poder que ele tem para dominar todas as coisas." (Filipenses 3:20-21 NTLH)

            E mais: "Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor. Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras." (I Tessalonicenses 4:16-18)

Philip D. Walmer