>
 

Entristecidos? Não!

 

            Amanhã estarei viajando para me encontrar com meus irmãos e seus familiares, e para participar do um culto memorial do meu irmão, David J. Walmer, que faleceu aos 60 anos, vítima de um câncer de próstata, que espalhou para os ossos de sua bacia e por último para o fígado e cérebro. Regozijamos que ele afirmava que estava pronto para se encontrar com seu Senhor e Salvador.

            Tenho recebido centenas de mensagens tanto por e-mail, Facebook e mensagens enviadas via telefone celular. Todas expressam pêsames, estenderam condolências e etc. Agradeço todos por sua preocupação com a gente. Vi que tenho muitos amigos que compartilham dores e sofrimento comigo. 

            No entanto, quero que os leitores deste devocional entendam que como cristãos jamais devemos nos comportar como os familiares, amigos e conhecidos que não têm Deus na vida e a gloriosa esperança que os verdadeiros cristãos possuem. Não é só agora que enfrentamos a perda de um ente querido, pois já sepultei quatro avós, meus pais, minha irmã e agora meu irmão. Todos estes morreram na fé, e posso testemunhar que em nenhum dos casos sentimos a profunda dor que alguns alegam sentir. Não, eu não estou frio e sem sentimentos. Acontece que eu conheço as promessas de Deus em relação dos que morrem na fé. Estas promessas nos afirmam que há algo maravilhoso além do sepulcro para os que morrem em Cristo Jesus. Por que seríamos tomados de tanta dor, tanto desespero e angústia se é que um novo mundo sem os sofrimentos deste atual nos espera no além?

            Leia com atenção especial a passagem bíblica abaixo, pois há verdades que todos os filhos de Deus devem aprender e segurar em todas as situações que o mundo apresenta.

            "Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais, que não têm esperança. Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará, em sua companhia, os que dormem. Ora, ainda vos declaramos, por palavra do Senhor, isto: nós, os vivos, os que ficarmos até à vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que dormem. Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor. Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras." (I Tessalonicenses 4:13-18)

            Nota que o primeiro versículo diz... "... para não vos entristecerdes como os demais, que não têm esperança." Não é que quem perde um ente querido não se entristece, mas Paulo explica que não se entristecem como aqueles que não têm esperança. A esperança é o que todos os verdadeiros filhos de Deus possuem, pois são herdeiros das promessas.

            Depois de ler toda a passagem acima, nota com mais atenção ainda a última parte desta passagem que diz: "Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras." Sendo que somos bem crentes nas promessas do Eterno Deus que não mente, sentimos a consolação do Espírito Santo no meio da perda de alguém amado.

            Jó escreveu centenas de anos antes do aparecimento de Cristo e Seus Apóstolos, palavras que revelam que ele teve uma revelação maravilhosa acerca dos que morrem agradáveis a Deus: "Quem me dera, agora, que as minhas palavras se escrevessem! Quem me dera que se gravassem num livro! E que, com pena de ferro e com chumbo, para sempre fossem esculpidas na rocha! Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra. E depois de consumida a minha pele, ainda em minha carne verei a Deus. Vê-lo-ei por mim mesmo, e os meus olhos, e não outros, o verão; e, por isso, o meu coração se consome dentro de mim." (Jó 19:23-27 Cor.)

Philip D. Walmer