>
 

Qual É Seu Talento? 1

(Leitura Bíblica - Mateus 25:14-30)

Número 1

 

            A leitura bíblica acima transmite muitas pequenas verdades que cada cristão deve conhecer para ter uma vida cristã produtiva e satisfatória ao Seu Mestre, Jesus Cristo. Deve ser o mais profundo desejo de cada cristão satisfazer, não a si mesmo, nem outros em volta, contudo, Aquele que o resgatou das garras do diabo e as chamas do inferno. Pedro expressou este dever da seguinte maneira: "Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes o daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz..." (I Pedro 2:9)

            Membros do corpo de Cristo frequentemente ficam ciumentos de outros membros por não possuir os mesmos talentos deles. Este ciúme corrói como sal em ferro cru, e como no ferro, se não seja estancado com a aplicação do produto correto, acaba destruindo o que podia ter sido uma peça bonita e útil. Para o cristão, este produto é o reconhecimento do pecado na sua vida, arrependimento do mesmo e não retornando a praticá-lo novamente.

            Uma das primeiras lições necessária para aprender desta passagem é que o mestre confiou seus bens aos seus servos. No seu trabalho secular é bem provável que seu empregador lhe confia algumas ferramentas (bens dele ou da empresa) e com estas ele (ou ela) espera que você produza em prol do bem da empresa. Cristo tem entregado aos membros da Sua Igreja muitos dons maravilhosos, tal como o Espírito Santo que habita cada um que cede seu ser a Ele. Junto com este dom, que todos devem receber de Deus, há dons (talentos) mais específicos que Deus cede a cada um exatamente como o mestre na parábola. No versículo 15 diz assim: "A um deu cinco talentos, a outro, dois e a outro, um, a cada um segundo a sua própria capacidade; e, então, partiu." Nota com bastante atenção que o mestre, um homem bem de vida, hábil e sábio empregador confiou seus bens aos seus servos, (empregados) conforme a capacidade (habilidade) de cada um. Muitos fatores determinam a capacidade que uma pessoa possui, contudo nem todos possuem a mesma capacidade. Ao longo da minha vida eu empreguei várias pessoas para preencherem vários postos de trabalho. Para ter bom êxito no trabalho, fui obrigado colocar pessoas com aptidão específica em cada função. Por exemplo, na construção civil há homens que servem para abrir as valetas ou fazer o estaqueamento para o alicerce da edificação. Outros fazem a carpintaria, ferragem, encanamento, instalação elétrica, e o acabamento. É bem provável que quem trabalha no alicerce da edificação não teria a menor noção de como fazer o acabamento. Assim, o mestre de obras escolha as pessoas certas para preencher cada função no decorrer da construção. Ele tem a capacidade de determinar o talento de cada um e designar cada um trabalhar na função pela qual ele tem capacidade. Se alguém por ciúmes começa se intrometer em função que ele não entende, provavelmente haverá um problema ou mais na construção, e a firmeza dela poderia ser comprometida.    

            Cada um deve entender que acontece a mesma coisa na obra do Senhor. O Mestre, Jesus Cristo, distribui seus bens de acordo com o talento de cada um. Assim, cada um deve aprender preencher seu lugar com felicidade, pois Cristo achou talento em você ainda que não seja igual ao talento ou talentos de outros. Se fizer bem com o talento (ou talentos) que tem, será igualmente elogiado e recompensado por ter feito com presteza o trabalho que foi lhe confiado. Não importa quantos talentos tem, pois se fizer bem com aquilo que tem; no juízo final ouvirá as palavras, bem-aventurado...

Philip D. Walmer