>
 

Memórias

 

"Não permita que suas memórias determinem o seu futuro!"

            Infelizmente há muitos que permitem isto acontecer. Alguns culpam os pais pela falta de sucesso, a pobreza, o ambiente no qual foram criados e etc. Outros culpam doenças e a invalidez física. Por fim não há limites às desculpas que podem ser usadas para tentar racionar a falta de conquistas na vida profissional e espiritual. Vale se lembrar de alguns que deram a volta por cima do seu passado recheado de faltas vergonhosas.        

            Davi falhou a si mesmo e a sua família, pecando contra as leis de Deus ao cometer o proibido com Bate-Seba e depois mandar matar seu esposo numa tentativa de encobrir seu pecado. Sendo que Deus é misericordioso, um profundo arrependimento (Salmos 51) resolveu tudo entre ele e Deus. Houve, no entanto, alguns resultados pesados para ele sofrer. Davi acreditou no perdão de Deus, e continuou como rei de sucesso e vitórias por muitos anos ainda. Ele não permitiu que seus pecados do passado perturbassem e impedissem que ele fizesse a vontade de Deus; preferindo crer que Deus realmente aceitou seu arrependimento e o perdoou dos atos terríveis que cometeu. 

            Pedro podia ter vivido com as memórias daquela noite vergonhosa em que negou Jesus pelo resto de sua vida. Antes daquela madrugada desastrada ele tinha se gabado de ter a coragem de até morrer com Jesus, no entanto, como os outros discípulos também fugiu para mais tarde aparecer no lugar onde Jesus estava sendo julgado. Deveria ter sido muito difícil para Pedro se encontrar com o Cristo ressurreto. Mas quando Jesus apareceu a ele e seus companheiros de pesca, ele se jogou aos pés de Jesus num ato de profundo arrependimento. Sentindo o perfeito perdão Dele, ele se levantou para ser o porta voz dos discípulos e líder da igreja de Jerusalém. Ele não permitiu que seu passado amargo determinasse o seu futuro e desempenho em prol do Reino de Deus.

            Paulo tinha toda a possibilidade de ver os rostos de Estevão e as centenas de outros que ele mandou encarcerar e matar simplesmente por serem seguidores de Cristo. Ele era um feroz perseguidor dos membros da Igreja Primitiva e de acordo com seus pensamentos, zeloso pelo Deus que ele serviu a vida toda. Ele veio a reconhecer seus erros num encontro com Jesus a caminho de Damasco. Ele também teve que sofrer a vergonha de ser achado errado, mas mediante um arrependimento foi perdoado e seguiu caminho adiante, sendo o maior dos apóstolos. "Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus." (Filipenses 3:13-14)

            Amigo cristão, a Bíblia nos ensina que o nosso inimigo, satanás, é o acusador dos irmãos (Apocalipse 12:10)... apenas um acusador, nada mais. Mas, se você tem se arrependido verdadeiramente, e tem procurado não repetir os erros e pecados do passado, pode confiar nas palavras de I João 1:9: " Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça." Assim, pode seguir caminho com Jesus não sendo mais perturbado com as memórias destruidoras do passado.

Philip D. Walmer