>
 

Qual É Seu Talento? 2

(Leitura Bíblica - Mateus 25:14-30)

Número 2

 

                Há vários fatos que deveriam ser considerados nesta parábola oferecida por Jesus enquanto Ele tratava o assunto de Sua volta para receber Sua Igreja vitoriosa.

            Um fato notável que dois dos três que receberam talentos (valores em dinheiro) do seu mestre é que nenhum deles considerou os talentos como sendo uma posse pessoal ao qual tinha direito. Ao contrário dois deles se sentiram incumbidos de usar os valores a eles confiados para produzir mais para o seu mestre. Em contraste a isto, há numerosas pessoas às quais Deus deu dons especiais, mas em vez de usar estes dons em prol do reino do Seu Mestre, os usaram para edificar um reino próprio ou para enriquecimento próprio. O juízo destes é reservado para o final dos tempos, contudo será justo e sem pena, pois são culpados de posse indevida de bens que não lhes pertencem. Até o servo iníquo que nada fez com seu talento devolveu para seu mestre.

            Outro ponto, também do versículo 16, é que quem recebeu cinco talentos, e quem recebeu dois talentos saíram imediatamente para negociar e ganhar lucro para seu mestre. Enquanto isto, quem ganhou apenas um talento enterrou o que recebeu, não usou o valor para nenhum benefício a ele ou para seu mestre. A palavra chave aqui é a palavra "imediatamente". Eles não demoraram em começar um trabalho benéfico. Quantas pessoas existem hoje que receberem o poder do Espírito Santo, que estão sentadas dentro das igrejas que em nenhum momento usou o poder a eles concedido para fazer algo em prol do reino de Deus? Parecem como o homem, sem habilitação, que comprou um carro do ano e o guardou na garagem só para o bonito. O carro nunca foi útil, jamais beneficiou alguém e finalmente ficou velho e quase sem valor apenas para a vanglória de seu dono. Nada adianta para um crente receber dons de Deus se estes são enterrados, usados por benefício próprio ou usados de forma indevida, sem beneficiar o real Dono e o Reino Dele.

            É também essencial reconhecer que os dois servos fieis "saíram". Eles jamais pensaram em ganhar lucro para seu mestre sentados dentro de suas casas, descansados, tranquilos, pensando que um lucro cairia dos céus. Contudo, há milhares de crentes sentados no conforto de suas igrejas, descansados, tranquilos e despreocupados com o mundo perdido em volta. Vamos visitar novamente o mandamento de Jesus aos Seus discípulos, que inclui os do século vinte e um: "Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações..." (Mateus 28:19) Nota que o verbo "ide" e o verbo "fazei" são usados na forma imperativa, indicando uma ordem e não mera sugestão. Em Marcos 16:15, outro discípulo de Jesus transmite a mesma mensagem: "Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura." Lucas transmite que desde o início foi a vontade de Deus que por intermédio dos seus discípulos "... que em seu nome se pregasse arrependimento para remissão de pecados a todas as nações..." (Lucas 24:47)  Nos últimos minutos de seu ministério terrestre, Jesus deixou bem claro que o poder de Deus que seus discípulos receberiam dentro de poucos dias seria para equipá-los para evangelizar o mundo: "... mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra." (Atos 1:8)

            Qual é seu talento e como está o usando para beneficiar o Reino de Deus?

Philip D. Walmer