>
 

Qual É Seu Talento? 3

(Leitura Bíblica - Mateus 25:14-30)

Número 3

 

                Não há dúvida nenhuma acerca das bênçãos que Deus tem derramado copiosamente sobre seu povo. Tempo e espaço não permitem que todas sejam listadas neste curto devocional. O lamentável é que frequentemente no decorrer da vida os filhos do Senhor esquecem-se destas bênçãos que o amor de Deus para com seu povo providencia diariamente. Davi assim falou com sua alma: "Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nem um só de seus benefícios." (Salmos 103:2)

            É importante não esquecer as bênçãos e talentos com as quais Deus tem abençoado cada um que abraçou Sua salvação. Por quê? Porque tão certo que os servos do mestre na parábola foram chamados para prestar contas pelos valores a eles confiados, cada filho de Deus também será chamado para prestar contas ao Eterno Deus que com tanto amor e ternura abençoou-os. Veja esta passagem que poderia ser um pouco assustador para alguns: "Disse Jesus também aos discípulos: Havia um homem rico que tinha um administrador; e este lhe foi denunciado como quem estava a defraudar os seus bens. Então, mandando-o chamar, lhe disse: Que é isto que ouço a teu respeito? Presta contas da tua administração, porque já não podes mais continuar nela." (Lucas 16:1-2) Cada um que é agraciado com as bênçãos do Senhor tem que contabilizar de como está usando os bens do mestre, pois certamente tudo que recebeu de Deus não lhe pertence, pois ele é apenas um mordomo, um administrador dos bens do Mestre. Paulo entendeu esta verdade e alertou todos em Romanos 14:12: "Assim, pois, cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus."

            Conforme o versículo acima, você não precisará prestar contas de mim, nem de qualquer outra pessoa. Da mesma forma, se eu, como pastor, pregador e professor da Palavra tenho lhe entregado a pura Palavra de Deus, eu já tenho cumprido a minha missão, e você por ter ouvido a Palavra terá de prestar contas da mensagem que recebeu.

            São muitos com os quais Deus tem enchido com o poder Dele por intermédio do Espírito Santo, mas há muitos que usam esta bênção apenas para alegrar a si mesmo, não entendendo que este Espírito foi concedido para tornar todos em poderosas testemunhas de Cristo e Seu poder para salvar. Os dons de Deus que vêm por intermédio do recebimento do Espírito Santo, bem como as demais bênçãos que Deus tem dado tais como curas, empregos, saúde, providências financeiras e uma infinita lista de outras que foram concedidas por Deus para que sejamos úteis para Ele e Seu Reino. Para este fim Deus escolheu Abraão para ser o progenitor de uma nação que honraria exclusivamente o Todo-Poderoso, mas esta nação de Israel falhou terrivelmente e foi da mesma forma julgada terrivelmente.

            Que ninguém pense que pode apenas receber mais e mais de Deus sem que haja o dia da cobrança. Assim, retorno a pergunta do título deste devocional... "Qual é o seu talento?" Identificou-o? Está realmente o usando exclusivamente para a honra e glória do Senhor? Caso não pode ocorrer o que Tiago escreveu em 4:3 de sua epístola: "...  pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres."

            Sempre valerá a pena usar de forma correta todas as bênçãos divinas que lhe foram concedidas, pois somente assim poderá contar com a desejada recompensa.

Philip D. Walmer