>
 

Certeza!

 

            Fico assustado ao ouvir notícias de pessoas que aparentemente com muita facilidade se desviam da igreja e de Deus. Um dia elas estão nos cultos, até participando ativamente de todos os programas dela e de repente somem de tudo. Questiono a mim mesmo de como isto pode acontecer. Houve alguma crise forte na vida delas? Houve alguma enfermidade grave, uma oração que não foi respondida? Será que eu, como pastor, falhei de alguma forma? E quase sem fim o questionamento continua, pois o meu alvo é ajudar o Sumo Pastor acrescentar ovelhas ao seu rebanho, pois não quero ser réu de nenhuma alma.

            Li recentemente o capítulo seis do Livro de João. Nele pode ler acerca da multiplicação dos pães e peixes, acerca do aparecimento de Jesus andando por cima das águas no meio de uma tempestade, e acerca de um maravilhoso discurso onde Jesus explica que Ele é o Pão da Vida. Este discurso, no entanto, fez com que os judeus descrentes criticaram e murmuravam contra Jesus. Para complementar seu discurso Jesus foi obrigado partir para palavras mais duras, doutrinas que muitos não queriam ouvir, que ofenderam seu modo de pensar de como realmente deve de ser a vida com Jesus.

            O resultado foi que muitos, de fato, a grande maioria, saíram, deixaram Jesus, não andando mais com Ele. Parece que eles procuravam um caminho fácil. Como era maravilhoso receber os pães e peixes novinhos, fresquinhos, deliciosos e o melhor... absolutamente sem custo algum. Jesus curou os enfermos, os coxos, os cegos e até levantou os mortos. Ah! Agora, este é um líder, um rei, um digno de nos governar, no entanto quando ele começou falar acerca da dureza que teriam de sofrer para servir a Ele e andar com Ele, logo O abandonaram, pois esta vida onde há sofrimento e privação não era o que queriam.

            Desconfio que seja basicamente esta filosofia errada que contaminam muitos hoje, fazendo com que abandonam a Jesus em prol da vida do mundo que apresenta prazeres hoje e não em algum dia futuro. Outros andam atrás de homens que criticam o caminho que Jesus delineou, substituindo-o por outras doutrinas que soam bem nos ouvidos e que condiz com suas ideias carnais. Eles acham que têm que ter tudo agora: riquezas, bonança, perfeita saúde, carros, casas, terras, roupas de moda e tudo mais que agrada a carne agora. Parece que eles esquecem que Jesus, quando tentado (Mateus 4), foi oferecido tudo que o mundo oferecia, mas abriu mão de tudo aquilo para alcançar o plano divino para sua vida.

            Em João 6:66-69 o teste do verdadeiro discipulado veio para os discípulos de Jesus com uma pergunta importante. "À vista disso, muitos dos seus discípulos o abandonaram e já não andavam com ele. Então, perguntou Jesus aos doze: Porventura, quereis também vós outros retirar-vos? Respondeu-lhe Simão Pedro: Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna; e nós temos crido e conhecido [Outra versão diz: temos certeza] que tu és o Santo de Deus."

            Provas virão para sua vida para testar se você é ou não é um verdadeiro discípulo do Senhor. O Apóstolo João entendeu isto com muita clareza, pois junto com os outros sofreu muito para servir Deus e Seu Reino. Em seu Livro de I João 2:19 ele escreveu: "Eles saíram de nosso meio; entretanto, não eram dos nossos; porque, se tivessem sido dos nossos, teriam permanecido conosco; todavia, eles se foram para que ficasse manifesto que nenhum deles é dos nossos." Você é realmente Dele? Vai permanecer com Ele apesar da dureza do caminho? Só você pode determinar isto.

Philip D. Walmer