>
 

Um Quarto Especial 1

Número 1

Leitura Bíblica: II Reis 4:8-37

 

            "Certo dia, passou Eliseu por Suném, onde se achava uma mulher rica, a qual o constrangeu a comer pão. Daí, todas as vezes que passava por lá, entrava para comer. Ela disse a seu marido: Vejo que este que passa sempre por nós é santo homem de Deus. Façamos-lhe, pois, em cima, um pequeno quarto, obra de pedreiro, e ponhamos-lhe nele uma cama, uma mesa, uma cadeira e um candeeiro; quando ele vier à nossa casa, retirar-se-á para ali." (II Reis 4:8-37)

            Na leitura bíblica indicada acima há uma linda história de um casal que por respeito e honra ao homem de Deus, Eliseu, edificaram um quarto em cima de sua casa para poder hospedar o profeta cada vez que ele passava por onde eles habitavam. Sendo eles agricultores sucedidos e ricos, não era, talvez, uma obra que apertasse o orçamento familiar deles. No entanto, era uma obra de porte grande, pois era necessário empregar um pedreiro para efetuar a obra.

            Posso imaginar que era necessário, talvez, reforçar a casa de baixo, pois não foi edificada de maneira para sustentar o peso de mais construção por cima. Seria necessário também edificar uma escadaria para poder ter acesso ao quarto. Também todos que tem feito obras assim e sabem o trabalho requerido para levar o material de construção para um andar superior, fazer a cobertura para que a água da chuva não entrar na peça, e também fazer o telhado. O que saliento aqui é que esta obra não foi assim algo de fazer de um dia para outro, mas algo demorado. Não podia ser feito sem custo, pois era necessário o material de construção, mais a mão de obra do profissional. Além disto, tinha que haver a perícia do profissional para que o obra fosse feito de maneira para acomodar um homem de Deus, um homem digno que representasse a Deus, o Todo-Poderoso.

            Nesta história há um paralelo que cada cristão deve observar. O cristão, além de ter um respeito e honra para com o homem de Deus que é seu guia espiritual na terra, deve ter um lugar de habitação para o Senhor da Glória na sua vida. Não se deve pensar que a edificação deste lugar na sua vida é obra fácil que pode ser feito em pouco tempo. O arrependimento traz à vida de qualquer um o maravilhoso perdão de Deus e aquele sentimento de ter se livrado do peso do pecado. O batismo bíblico em o Nome de Jesus Cristo (Atos 2:38) por ser feito em obediência ao mandamento de Deus (Marcos 16:16) traz mais uma experiência maravilhosa à vida espiritual. Tudo isto deve resultar no recebimento do Espírito Santo (Atos 1:8), uma experiência tão maravilhosa que desafia explicação.

            No entanto, deve ser entendido que estes três passos são apenas uma experiência inicial na vida espiritual que Deus quer que todos tenham. O escritor do Livro de Hebreus expressa esta verdade da seguinte forma: "Por isso, pondo de parte os princípios elementares da doutrina de Cristo, a deixemo-nos levar para o que é perfeito, não lançando, de novo, a base do arrependimento de obras mortas e da fé em Deus, o ensino de batismos e da imposição de mãos, da ressurreição dos mortos e do juízo eterno. Isso faremos, se Deus permitir." (Hebreus 6:1-3) Assim entendemos que Deus almeje que cada cristão prossiga para algo ainda mais perfeito e profundo na sua experiência espiritual.

Philip D. Walmer