>
 

Um Quarto Especial 4

Número 4

Leitura Bíblica: II Reis 4:8-37

 

            "Certo dia, passou Eliseu por Suném, onde se achava uma mulher rica, a qual o constrangeu a comer pão. Daí, todas as vezes que passava por lá, entrava para comer. Ela disse a seu marido: Vejo que este que passa sempre por nós é santo homem de Deus. Façamos-lhe, pois, em cima, um pequeno quarto, obra de pedreiro, e ponhamos-lhe nele uma cama, uma mesa, uma cadeira e um candeeiro; quando ele vier à nossa casa, retirar-se-á para ali." (II Reis 4:8-37)

            Louvor: Para sua infelicidade muitos acham que louvor e adoração são perfeitamente iguais em sentido. Não são, e é por isso que muitos deixam de ter experiências de maior porte na sua vida. Vamos definir estas duas palavras, uma hoje e outra amanhã:

            Louvar = Enaltecer alguém com palavras, dizer bem de, dirigir louvores a, elogiar, gabar-se de, declarar digno de aprovação, exaltar, declarar como bendito, aceitar ou fazer seu o ponto de vista de alguém, avaliar. Estes são apenas algumas das definições de "louvar".

            De todas as personagens da Palavra de Deus, provavelmente não há uma que iguala Davi como um que sempre louvava a Deus, que teve um vocabulário muito amplo em dirigir louvores a Ele. Sem dúvida ele teve uma visão da grandeza, da soberania, da pureza, da santidade, do poder entre muitos outros atributos Dele; melhor e mais amplo que qualquer outro, e não hesitou de colocar esta visão em palavras para sua posterioridade. Qualquer seguidor de Cristo poderá usar as palavras dele, sempre com sinceridade e não superficialmente, para louvar a Deus, e isto seria agradável ao Todo-Poderoso.

            Aconselho a leitura do Salmo 103 e 104, entre outros, prestando perfeita atenção às palavras que Davi usou para enaltecer seu Deus. Segue os primeiros dois versículos do Salmo 103 e os primeiros três versículos do Salmo 104:

            "Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga ao seu santo nome. Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nem um só de seus benefícios." (Salmos 103:1-2)

            "Bendize, ó minha alma, ao Senhor! Senhor, Deus meu, como tu és magnificente: sobrevestido de glória e majestade, coberto de luz c como de um manto. Tu estendes o céu como uma cortina, pões nas águas o vigamento da tua morada, tomas as nuvens por teu carro e voas nas asas do vento." (Salmos 104:1-3)

            Deus não deve ser louvado apenas pelas obras Dele de criação e a manutenção de tudo que criou, mas também pelas obras maravilhosas que Ele efetuou ao providenciar a tão maravilhosa salvação, bem como tudo que Ele efetua diariamente para manter o crente orientado no caminho que leva à Cidade Celestial.

            Que tal louvar o Senhor pela cruz na qual morreu para comprar a salvação. Paulo declarava que ele gloriava na cruz. Que tal falar bem do sangue de Jesus que purifica de todo pecado. Ele deve ser louvado também por ter enchido seus santos com Seu Espírito Santo. Ele pode ser louvado pelo sol, pela chuva, pelos alimentos, pela saúde, pela cura, pelo emprego, pelo salário ganho para comprar as necessidades do lar e da vida. Quantas vezes eu louvava a Deus assim: obrigado pela minha casa, pelo meu carro, pelo dinheiro da minha aposentadoria que é o suficiente para comprar minhas necessidades, pela boa saúde com que me coroou, pelas roupas adequadas para as várias estações do ano e etc. A lista é quase infinita, e quando eu assim começo a minha devoção e oração, Deus se faz presente. Da mesma forma que louvamos pessoas por ter feito algo louvável, devemos mais ainda louvar a Deus, pois suas obras são eternas e Ele merece bem mais louvor que podemos prestar a Ele.

Philip D. Walmer