>
 

CRESCER

Número 1

 

            "Eu, porém, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, e sim como a carnais, como a crianças em Cristo. Leite vos dei a beber, não vos dei alimento sólido; a porque ainda não podíeis suportá-lo. Nem ainda agora podeis, porque ainda sois carnais. Porquanto, havendo entre vós ciúmes e contendas, não é assim que sois carnais e andais segundo o homem?" (I Coríntios 3:1-3)

            Nesta passagem, Paulo expressa seu desapontamento com os membros da igreja de Corinto, pois alguns anos após fundar a igreja daquela cidade, ele notou que não tinha havido um crescimento espiritual significativo entre a irmandade. O indicador significativo desta falta foi, contudo, a evidente carnalidade existente no meio deste povo supostamente transformado pelo poder salvador de Jesus Cristo. No decorrer do livro de Primeiro Coríntios, Paulo aborda vários fatores que demonstram esta inaceitável carnalidade. No versículo três do texto acima, Paulo menciona duas das evidentes obras da carne existentes na igreja... ciúmes e contendas.

            Interessante é de imaginar o que Paulo diria acerca da igreja de hoje. Existem ciúmes e contendas na igreja de hoje? Sim! E, se as minhas observâncias são relevantes, existem estas coisas além de muitas outras. Paulo escreveu o livro de Gálatas para a igreja da cidade por aquele nome. Sim, escreveu para a igreja, alertando os membros dela acerca das obras da carne que aparentemente continuavam a ser praticadas, apesar do fato que estes membros tiveram a experiência inicial da salvação. Nota com especial cuidado o que Paulo explica em Gálatas 5:19-21: "As coisas que a natureza humana produz são bem conhecidas. Elas são: a imoralidade sexual, a impureza, as ações indecentes, a adoração de ídolos, as feitiçarias, as inimizades, as brigas, as ciumeiras, os acessos de raiva, a ambição egoísta, a desunião, as divisões, as invejas, as bebedeiras, as farras e outras coisas parecidas com essas. Repito o que já disse: os que fazem essas coisas não receberão o Reino de Deus."

            O que é que pode ser dito acerca da igreja do século vinte um? Que existem Nela estas obras carnais? Que a Igreja de moda geral é enfraquecida por causa da existência destas obras carnais dentro Dela? Pode ser dito que algumas destas coisas não existem nela, no entanto, qualquer um que anda percebido detectará logo que a carnalidade existe na Igreja, e em certos casos, muita carnalidade.

            Cadê o crescimento espiritual que deve ocorrer com o decorrer de uma vida supostamente vivida na presença do Senhor. Depois de 5 a 10 anos após suas conversões estes irmãos continuavam com as mesmas obras carnais que tinham quando eram do mundo. Paulo, como servo de Deus esperava destes irmãos uma mudança de vida como ele experimentou na estrada para Damasco.

            Parece hoje, neste início do terceiro milênio depois de Cristo surgiu que a Igreja ainda não percebe que Cristo veio para nos tirar do mundo e tirar o mundo de nós. Os supostos membros Dela continuam ainda as mesmas práticas antes de se encontrar com o Salvador. Eis o que preocupava Paulo com respeito à igreja de Corinto e o que deve preocupar os verdadeiros membros da Igreja de hoje.

            Cadê os sinais de crescimento espiritual, que se torna obvio pela separação crescente do mundo? Deus nos vê hoje como adultos espirituais ou como anões sem o poder para mudar nosso mundo?

Philip D. Walmer