>
 

A Arca

 

ADAM SOLO RIO

Ele não requer habilidades de observação avançadas de saber que o nosso mundo é corrupto. O salmista disse: "Bendito seja o Senhor que, de dia em dia nos cumula de benefícios." (Salmos 68:19) Por outro lado, o jornal diário nos carrega com problemas. Somos inundados pela mídia com os horrores do poder nas mãos de políticos corruptos, de paixões e desvios que terminam em desastre, da corrupção do amor e da intimidade e da desvalorização da personalidade na idade e durante a gestação.

O nosso mundo é fundamentalmente falho. Parece que não mais cedo que um ditador do mal morrer do que outro toma o seu lugar. Escândalo é seguido por precipitação e reação, que muitas vezes são seguidos por ainda mais escândalo.

Se a doença da condição humana não é suficiente, temos também de enfrentar os desastres terríveis que a natureza traz. Até agora, apenas em 2013, sozinho, não ter sido tornados devastadores em Oklahoma, nem a páscoa que despejou quase vinte e três centímetros de neve e gelo na Nova Inglaterra, dezenas de terremotos, incêndios florestais no Colorado, inundações na Europa Central, e um meteoro na Rússia. A Terra foi corrompida pela maldição do pecado. (Veja Gênesis 3:17-18) Paulo disse que a Terra geme e espera por sua redenção. (Romanos 8:18-23)

Não seria tão ruim se pudéssemos encontrar um lugar de consolo em nós mesmos, mas a terrível verdade é que são cúmplices também. É uma coisa para agitar a nossa cabeça no desaparecimento da cultura e do comportamento irresponsável e egoísta dos outros. É outra coisa completamente diferente de olhar para dentro e perceber a mesma decadência está vivo em nós.

Como marido, pai e pastor, é fácil entender o desejo de correr, se esconder, e isolar de tudo e todos que você valoriza.

Os israelitas-escravos no Egito estavam sob a ameaça de Faraó. Temendo o número inchaço dos israelitas, ordenou que as parteiras matassem todos os meninos nascidos de mães hebraicas. (Êxodo 1-2) Temendo a Deus, as parteiras desobedeceram a Faraó e deixaram os meninos viveram. Vendo que as parteiras não quiseram obedecer, o faraó ordenou a seu povo: "A todos os filhos que nascerem aos hebreus lançareis no Nilo, mas a todas as filhas deixareis viver." (Êxodo 1:22)

Por isso, veio como uma surpresa para mim quando eu li os três versos seguintes. Mãe de Moisés, Joquebede, depois de escondê-lo por três meses em sua casa, poderia escondê-lo por mais tempo. Então, ela fez uma pequena arca e colocou-o no rio.

O rio - a mesma coisa que estava se afogando todos os bebês. O rio era o seu problema. Por que ela iria colocá-lo no rio?

Não há como evitar o rio. Eu adoraria completamente encerrar os meus filhos em plástico bolha, escondê-los em nossa casa, e protegê-los de todo o mal e sofrimento no mundo. Eu gostaria muito de evitar as famílias em nossa igreja de ter que lidar com o divórcio, morte e desastre. Mas eu não posso, eu não posso mantê-los a partir do rio. Todo mundo enfrenta o rio.

Agradecidamente, eu não sou totalmente impotente. Eu posso não ser capaz de mantê-los a partir do rio, mas apenas como Joquebede, eu posso colocá-los em algo que pode impedi-los do efeito do rio. Quando chegou a hora de Moisés enfrentar o rio, Joquebede colocou Moisés em uma arca. Assim, enquanto os outros estavam se afogando no rio, Moisés foi tirado do rio. Até mesmo seu nome, que significa "tirado", atesta o poder de preservar da arca.

Uma arca de Noé preservou a família durante o grande dilúvio. Uma arca preservou Moisés no rio. É uma arca que preserva o justo hoje. Você e eu podemos colocar as nossas famílias, amigos e entes queridos na igreja. A igreja de Jesus Cristo é uma arca de segurança. (Hebreus 11:7) Embora não possamos evitar o rio, que pode ser preservado do efeito do rio.

Graças a Deus para a igreja!

 

Adam Solorio é o marido de Betsy e pai de Abby, Beckham e Jonas. Ele também é um plantador de igrejas e pastor da Igreja de Casey em Casey, Illinois.

 Eu adoraria completamente encerrar os meus filhos em plástico bolha, escondê-los em nossa casa, e protegê-los de todo o mal e sofrimento no mundo. Eu gostaria muito de evitar as famílias em nossa igreja de ter que lidar com o divórcio, morte e desastre. Mas eu não posso, eu não posso mantê-los a partir do rio. Todo mundo enfrenta o rio.