>
 

Edificador de Altar

      "E Abrão, mudando as suas tendas, foi habitar nos carvalhais de Manre, que estão junto a Hebrom; e levantou ali um altar ao Senhor." (Gênesis 13:18)

      Desde os tempos de Adão e seus filhos, a edificaçãode altares era importante na vida dos que serviam o único Deus soberano. Nestes altares, os fiéis ofereceram os sacrifícios exigidos por Deus. Ao mudarem-se de lugar em lugar, eles ergueram seus altares de louvor a Deus. Ao retornarem aos mesmos lugares, era necessário reedificar os altares que caíram, e ao fazerem assim, reestabeleceram o contato com Deus. Veja exemplos abaixo:

Abraão edificou altares em vários lugares e por intermédio deste exercício espiritual teve seu contato com Deus. O altar mais notório foi aquele em que ele obedeceu a Deus em oferecer seu filho Isaque a Deus.(Gênesis 22)

Isaque, seu filho e o oferecido a Deus, aprendeu o valor dos altares do seu pai e tornou-se um edificador de altares. (Gênesis 26:24-25)

Jacó levantou uma coluna de pedra a Deus num lugar chamado Luz, que ele passou a chamar de Betel (Casa de Deus). Ergueu uma coluna, pois ainda não se converteu a Deus. (Gênesis 28:10-22)

Depois de várias experiências com o Senhor e após sua conversão, Deus manda Jacó a Betel onde ele edificou um altar a Deus. (Gênesis 35:1)

      Um estudo deste assunto abrirá o entendimento do leitor para entender melhor a importância dos altares nas vidas dos patriarcas. É também importante que  o crente de hoje entende a importância de altares na sua vida. Não, a gente não ergue altares físicos, mas os espirituais têm a mesma ou maior importância na sua vida.

      O cristão precisa estabelecer um altar no seu lar; isto é o hábito de ler a Palavra de Deus e um lugar onde ele comunica-se com Deus por meio da oração. Isto precisa ser algo que o cristão faz privadamente e também em conjunto com a família. Se quiser salvar sua família, estabeleça o hábito de ler a Palavra de Deus em conjunto e orar da mesma forma. Isto solidifica a família e melhora em muito a possibilidade dos pais levarem seus filhos a servir a Deus.

      A família deve fazer da igreja um altar; um lugar de louvor, adoração e súplica a Deus. A comunicação e a apresentação de si a Deus devem ser as razões principais por assistir os cultos. (Jó 1:6) Nunca deve ser o encontrar com amigos, para fazer desfile de moda ou outra razão banal. Assistir o culto não deve de ser algo feito por costume ou para cumprir um dever, mas para marcar um encontro com Deus e realmente se encontrar com Ele.

      Frequentemente tenho feito do meu carro um altar a Deus, e me encontrei com o Senhor por horas a fio enquanto viajava de lugar em lugar.

      Neste ano novo você deve procurar estabelecer os devidos altares na sua vida. Sua salvação e a da sua família, familiares distantes e amigos pode depender da sua fidelidade em frequentar seu altar.

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: Um vencedor nunca abandona a luta e aquele que abandona  jamais vencerá.