>
 

Tua Palavra

Parte I

            O 119º Salmo é dedicado quase exclusivamente à exaltação da Palavra de Deus. Neste Salmo Davi usa dez palavras para descrevê-la: lei de Deus, testemunhos (instrução), preceitos, estatutos, mandamentos, decretos, palavra, caminhos, promessa, e juízos. Apenas quatro ou cinco versículos não usam um destes termos.

            Sendo que a Palavra de Deus é tudo que Davi descreve, fico pasmado que uma grande maioria de crentes de hoje não está dando atenção à Palavra. Eles pegam a Bíblia na mão somente na hora de ir à igreja. Como pastor tenho andado pela igreja observando todas a Bíblias deixadas nos bancos. Ah! Esta é de fulano, a outra de beltrano e ainda outra de sicrano, além das outras sem identificação. O triste é de ver as pessoas que deixaram suas Bíblias não lidas na igreja se desviando dos caminhos do Senhor.

            "Davi disse em Salmos 119:11: "Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti." É totalmente compreensível porque tantas pessoas se desviam dos caminhos do Senhor. Elas jamais guardaram a Palavra de Deus no seu coração. Elas tem decorado a letra dos corinhos, mas não são eles que previnem de pecar. É a Palavra de Deus. Muitas podem cantar a letra de canções do mundo sem errar, mas não conseguem citar corretamente um versículo bíblico sequer.

            Imagine um motorista sendo abordado por um guarda de trânsito e dar a desculpa por sua infração o desconhecimento da lei. No juizo dos homens o desconhecimento da lei nunca é aceita pelo o oficial do tribunal. Da mesma forma Deus não desculpa o transgressor por ele dizer que desconhecia a lei. Lei é para ser conhecida. Da mesma forma que temos a obrigação de conhecer as leis do trânsito, do município, do estado e da nação devemos conhecer a lei de Deus. Deve ser bem lembrado que nós nos referimos a "Lei de Deus." Não é uma lei qualquer, mas uma lei divina, que ainda que não seja cobrada imediatamente será cobrada com toda a sua serveridade no final dos tempos quando somos julgados pelo supremo Deus que jamais erra no seu julgamento.

            Davi também chama Palavra de Deus de decreto. Estes devem ser obedecidos. E, mandamento pode ser esquecido ou ignorado? Não! Estatutos podem ser desobedecidos pelos diretores de uma organização? Talvez sim por um pouco de tempo, mas chegará o dia em que estes delizes serão cobrados. Paulo disse aos Romanos que não devem continuar no pecado para que a graça seja abunda. (Romanos 6:1-2) A Palavra também é composta de promessas, e todos precisam delas.

            "Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos." (Salmos 119-105) A Palavra de Deus é a lâmpada e a luz que todos precisam para andar neste caminho sem tropeçar. O mundo jaz nas trevas e no maligno. Para não cair nas amadilhas de satanás, é preciso ter a luz da Palavra brilhando fortemente em nossas vidas para iluminar bem o caminho que leva a vida eterna. Leia e guarde a Palavra no seu coração para ser bem aventurado neste único caminho que leva a salvação da alma.

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: Como Tirar O Máximo Proveito da Sua Bíblia. Leia sua Bíblia - não como um jornal, mas como uma carta de seu amado.