>
 

Tua Palavra

Parte II

            "Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti." (Salmos 119:11)

            A importância da Palavra de Deus na vida do crente é indiscutível. É de valor inestimável e nenhum seguidor de Cristo pode sobreviver sem ela ativa no íntimo do ser e do mais profundo sentido. A Bíblia não pode ser uma espécie de amuleto para ser carregada, pensando que por algum poder misterioso ela espantará os males ou o pecado da vida. Já vi pessoas tentando expulsar demônios e curar enfermidades por deitar a Bíblia no corpo ou em alguma parte dele. Não se vê em parte nenhuma da Bíblia tal prática da parte dos apóstolos ou pelos membros da igreja primativa.

            Davi foi muito claro em dizer que tinha escondido a Palavra de Deus no coração. Em outras palavras Ela fez parte da vida dele, não sendo apenas um objeto que carregava junto ou que guardava na sua residência como amuleto. A Palavra de Deus é poderosa, mas somente quando ela está guardada, escondida, dentro do mais íntimo ser da pessoa. No livro de Ezequiel 3:1-3, o profeta recebe uma ordem de Deus para comer o rolo da lei de Deus. Isto quer dizer que Deus almejava que seu servo tivesse a lei e mensagem de Deus dentro do ser.

            Muitos crentes se dizem sem forças para vencer o pecado e a tentação. No livro de Mateus Jesus nos dá um poderoso exemplo de como vencer. No capítulo 4 há o relato da tentação Dele. Lembramos que Ele era Deus encarnado (manifesto na carne) (João 1:14) e que tinha poder ilimitado (Mateus 28:18), no entanto em Mateus 4:4, 7 e 10 encontramos Ele usando a Palavra de Deus para vencer a tentação. Ele possuia poder para destruir Satanás com apenas Sua palavra, mas nos deixou um exemplo que pelo poder da Palavra qualquer crente, experimentado ou novato, forte ou fraco, pode pelo poder da Palavra vencer a tentação.

            Esta Palavra, portanto, precisa ser conhecida, bem conhecida, e guardada no coração. Assim, com o conhecimento Dela e o uso correto Dela, o crente pode sair vitorioso no momento da tentação da mesma forma que Jesus venceu. Após levar três salvas certeiras da Palavra, Satanás o deixou (Mateus 4:11).

            No livro de Efésios 6:13-20 encontramos a armadura do cristão. Entre os itens de defesa pessoal, descobrimos apenas uma arma de ataque. Apenas uma e esta encontramos no versículo 17. Paulo, experimentado soldado e vencedor de grandes batalhas, nos ensina que a arma que pode nos fazer capazes de vencer nossas batalhas é a Palavra de Deus. No entanto não é uma arma particular nossa, mas é do Espírito. É o Espírito, que deve encher nossas vidas, que usará a Palavra para batalhar em nosso favor.

            Veja, você precisa se encher do Espírito e procurar com avidez mais conhecimento da Palavra, e assim terá tudo que necessita para vencer todas a suas batalhas. Assim não temerá mais as tentações e batalhas, pois pelo poder do Espírito e da Palavra vencerá sempre.

Philip D. Walmer

Pensamento Do Dia: "A Bíblia é o mais poderoso instrumento que o pregador pode ter. Com ela falo com confiança à mais sofisticada, ou mais degradada, ou mais incrédula das pessoas.