>
 

Pode?

            Frequentemente defrontamos com desafios que são grandes, aliás, grandes para nós e o estado de nossa fé no momento. O  problema maior é que normalmente comparamos o problema com o tamanho de nossa força ou habilidade. Temos que aprender comparar os problemas com a força que Deus possui, pois aí tudo muda de figura. Esquecemos que Deus é o Todo Poderoso, o Onipotente. Esquecemos que Ele não é semelhante a um homem em poder e habilidade, que apesar da Sua idade, não perdeu seu poder e continua sendo o mesmo dia após dia. (Hebreus 13:8)

            Davi defrontava com um novo desafio chamado Golias. Mas este desafio não o intimidou, pois lembrava do urso e do leão que matou com suas mãos. Jurava que este filisteu incircunciso não era diferente do que o urso e o leão. Lembramos que ele recusou a armadura de Saul, pois não queria confiar em algo que ele não provou. Ao descer ao vale para o combate escolheu cinco pedras lisas do ribeiro. Mas, se torna óbvio que Davi não confiou nas pedras que escolheu (sua habilidade, força, prática com a arma, miro ou a dureza das pedras). Sua confiança estava posta no Senhor, e isto se torna claro diante das suas palavras: "Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado." (I Samuel 17:45) Era no nome do Senhor e a força e habilidade Dele que Davi confiava.

            Quando Israel confiava nos seus exércitos, perdia as batalhas para seus inimigos, mas quando confiava mesmo no Senhor ganhava as guerras quase sem levantar suas armas. Jericó foi derrotada simplesmente por marchar em volta dela. A obediência a Deus trouxe grande vitória e riqueza para o povo. Da mesma forma nossa obediência a Deus pode nos trazer vitória e grandes benefícios, materiais e espirituais.

            Em Filipenses 4:13 Paulo declara: "Tudo posso naquele que me fortelece." Isto não é uma declaração de um novato no início do seu ministério mas de um homem experimentado e quase no fim do seu serviço ao Senhor. Já foi encarcerado várias vezes, apredejado, fustigado com varas, chicotiado, naufragado três vezes, além de muitas outras coisas que ele relata em II Coríntios 11:16-33. Agora, diante da morte por decapitação, ele não se desespera, pois sabe que até nisto Deus estará com ele. Ele não vê nisto a derrota, mas a vitória, pois disse que preferia deixar o corpo para poder estar presente com o Senhor. (II Coríntios 5:8)

            A confiança destes homens no Senhor fez com que nada os abalava, nada os intimidava, pois sabiam da veracidade da promessa do Senhor: "E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século." (Mateus 28:20)

            Diante do desafio que você enfrenta hoje, com a base da Palavra de Deus e a base de vitórias anteriores, você pode dizer que mais uma vez: posso ser vitorioso!

Philip D.Walmer

Pensamento Do Dia: "O que você há de ser, você já está se tornando."