>
 

Escondida

 

            Os meses que precederam o dia 13 de janeiro de 1957 foram meses de estudos e aulas intensos enquanto eu me preparava para fazer todas as provas necessárias para poder conseguir a muita cobiçada habilitação. De principal objetivo era a memorização de todas as leis e regras que controlam o trânsito. A prova por escrita será um terror, que vai provar a fundo o meu conhecimento destas normas. Graças às incontáveis horas de estudo e memorização passei na prova e logo em seguida segurei na mão o documento que me autorizou dirigir um carro sozinho. É difícil expressar a sensação de liberdade que senti.

            Capítulos 11 e 12 do livro de II Samuel relatam a história dos grandes pecados de Davi; adultério com a esposa de um dos seus guerreiros, e o assassinato por encomenda do esposo da mulher, a fim de tentar encobrir seu pecado. É uma história triste na vida de um homem que realmente amava a Deus, um homem que foi escolhido por Deus para ser o rei do povo de Deus, um homem que escrevia salmos e mais salmos de adoração a Deus, que adorava ir à casa do Senhor, que deste a sua juventude compunham hinos de louvor e os cantavam enquanto tocava sua harpa. Sua música foi tão maravilhosa que foi levado ao palácio do rei Saul para tocar e cantar para tranqüilizar o rei nos seus surtos de inquietação.

            Perguntamos para nós mesmos de como pecados tão grandes poderiam ser cometidos por um homem que foi chamado o homem segundo o coração de Deus. Talvez para entender melhor, precisamos olhar em volta de nós nestes dias modernos, pois estamos vendo a mesma coisa acontecer vez após vez. Pregadores famosos, cantores de renome, evangelistas de sucesso, entre outros; aparecem com certa freqüência assustadora nas notícias por cometer atos ilícitos de tudo que a Bíblia condena.

            Mais de cinqüenta anos tem passado desde que peguei na mão aquela primeira carteira de motorista. Tenho sido motorista de caminhões, ônibus, motos, equipamentos pesados de várias espécies, e graças a Deus, nunca me envolvi em acidentes graves, não me lembro ter sido culpado por qualquer acidente onde houve feridos. Basicamente isto é devido ao fato de ter aprendido bem as leis e normas do transito e ter obedecido às mesmas. Não preciso carregar comigo e consultar em determinados momentos o manual do motorista, pois estas normas foram decoradas e fazem parte do meu ser. Sem realmente pensar, sei o que fazer ao ver a sinalização horizontal e vertical, entre outras formas de sinalização.

            A mesma coisa rege na vida espiritual. Se tivermos decorada a Palavra de Deus, e fizermos com que Ela faça parte de nosso ser, será bem mais difícil cometer erros que comprometem nossa segurança espiritual. Aparentemente depois dos seus grandes erros e pecados, depois de sofrer pessoalmente, de fazer a sua família sofrer, de levar o povo da nação sofrer por causa dos seus pecados, Davi tomou outro rumo na vida e nos escreve as seguintes palavras: "Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti." (Salmos 119:11) Ele ainda nos escreve estas palavras de incentivo: "... Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite." (Salmos 1:2) Encorajo a leitura de Salmos 119, onde a Palavra de Deus é mencionada de uma forma ou outra em quase todos os versículo. Assim poderia entender o valor que Davi deu à Palavra de Deus.

            Pasmado fico diante de pessoas de anos de "crença", anos sentadas nos bancos de uma igreja, que carregam uma Bíblia como fosse um amuleto qualquer, que conhecem poucos ou até nenhum versículo bíblico de cor. A Bíblia só tem poder na sua vida se ela for escondida dentro do seu íntimo. Onde está sua Bíblia, não o livro, mas o conteúdo dele? Você só vai passar nas provas se Ela for bem guardada dentro do seu coração. Quer passar nas provas espirituais? Bem, você já sabe o que precisa fazer!