>
 

Jesus Escolhe E Usa Falhas

 Jon Bloom

 "Simão, filho de João, tu me amas?" (João 21:16)

Pedro entristeceu-se. Sentado na praia depois do café da manhã, Jesus tinha acabado de lhe perguntar pela terceira vez se ele o amava. Pedro tinha já de todo o coração respondido sim duas vezes. O que mais ele devia dizer?

Com essas perguntas, o Senhor estava colocando o dedo em uma ferida muito sensível no coração de Pedro. A falha de Pedro na noite do julgamento de Jesus tinha sido simplesmente horrível. Na hora de maior angústia do seu Senhor, Pedro tinha negado até mesmo conhecê-lo. Este pecado sacudiu Pedro para o âmago do seu ser.

Jesus lhe tinha dito que ele iria fazê-lo. Mas, no Cenáculo, durante a ceia pascal, com seus companheiros ao seu redor, Pedro não acreditou. Ele ainda podia ouvir-se proclamar: "Eu darei a minha vida por você."

Ele não tinha idéia o quão fraco ele realmente era. Imaginara-se corajosamente diante do Sinédrio lado a lado com Jesus, venha o que vier. Mas naquela noite, enquanto Jesus estava fazendo exatamente isso, Pedro não poderia mesmo estar diante de uma criada. "Não és tu também um dos discípulos deste homem? Não sou, respondeu ele."

 "Não sou." Aquelas palavras tinham permanecido em Pedro durante a noite. Ele era para ser uma rocha. Naquela noite, ele tinha caído em pedaços. Ele não era quem ele pensava. Pedro nunca tinha sido menos confiante em si mesmo.

Então, quando Jesus questionou o amor de Pedro pela terceira vez naquela manhã, Pedro angustiou-se que poderia ter perdido a confiança do Salvador. Ele havia fracassado. Mas ele o amava. Tudo o que ele podia fazer era apelar para a onisciência de Jesus:

"Senhor, tu sabes todas as coisas, tu sabes que eu te amo."

E Jesus fez. Na verdade, mais tarde, Pedro percebeu o que Jesus tinha feito naquela conversa dolorosa. Ele não duvidou do amor de Pedro em tudo. Antes, ele havia permitido que Pedro confessasse seu amor por cada negação miserável que havia feito naquela noite terrível. Surpreendente graça.

E o Senhor tinha uma palavra para Pedro. No futuro, não haveria outra oportunidade para confessar seu amor publicamente em face do grande custo. E então ele disse: "Segue-me."

Vergonha sobre falhas e pecados do passado pode assombrar e inibir-nos de muitas maneiras. E Satanás procura roubar e destruir nossa fé, pondo os nossos fracassos em nosso rosto. Mas Jesus tem a intenção de nos redimir completamente.

Quando Jesus escolheu você para ser seu discípulo, ele previu os seus fracassos futuro tão certo como ele previu os de Pedro. Podemos não querer acreditar que poderíamos negar Jesus por se envolver em um pecado que contradiz tudo o que acreditamos. Mas Jesus sabe o que está em nós. Então, ele nos exorta, juntamente com Pedro para "Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca."

E quando falhamos, devemos lembrar o que Jesus disse a Pedro antes de sua falha: "Eu, porém, roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; tu, pois, quando te converteres, fortalece os teus irmãos." Pedro estava indo para o pecado -. miseravelmente. Mas Jesus tinha orado por ele. A oração de Jesus era mais forte que o pecado de Pedro, e é mais forte do que o nosso pecado, também. "Ele é capaz de salvar perfeitamente os que se aproximam de Deus por meio dele, pois vive sempre para interceder por eles."

E Jesus é o grande restaurador de falhas de quem se arrepender. Jesus disse a Pedro: "quando te converteres, [arrependeres] fortalece os teus irmãos." E ali na praia, ele novamente deu a Pedro o maior convite que qualquer um de nós pode receber na Terra: "Segue-me". O fracasso deveria ser deixado para trás. Havia a obra do reino para fazer e vida eterna para desfrutar.

A falha de Pedro não o limitou. E a nossa não nos limitará. Elas são horríveis, humilhando tropeça no caminho de seguir Jesus, que pagou por todos eles na cruz.

E Jesus é especialista em transformar fracassos em rochas de força para sua igreja.