>
 

Guardai-vos dos Ídolos

            "Que ligação há entre o santuário de Deus e os ídolos? Porque nós somos santuário do Deus vivente, como ele próprio disse: Habitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo." (II Coríntios 6:16)

            "... deixando os ídolos, vos convertestes a Deus, para servirdes o Deus vivo e verdadeiro" (I Tessalonicenses 1:9)

            "Prata e ouro são os ídolos deles, obra das mãos de homens. Têm boca e não falam; têm olhos e não vêem; têm ouvidos e não ouvem; têm nariz e não cheiram.  Suas mãos não apalpam; seus pés não andam; som nenhum lhes sai da garganta." (Salmos 115:4-7)

             Sempre que falamos em ídolos lembramo-nos de uma escultura em forma humana ou até de algum animal. Mas o sentido teológico de ídolo vai mais além do que estátuas e estatuetas, pois Jesus ao ensinar seus discípulos disse-lhes: "... onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração." (Mateus 6:21) O que implica dizer que todas as coisas  que em seu valor, excedem a Deus, é um ídolo e neste sentido o dinheiro, o casamento, o carro, o status, e principalmente o próprio ego, podem ser um ídolo. Não é sem preocupação que Jesus frisou: "Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento." (Mateus 22:37). Se no decorrer desta vida, nosso coração estiver dividido entre Deus e alguma coisa ou alguém, é certo que algum ídolo está se abrigando em nós, e como tal está tirando o lugar que só a Deus cabe. Quão facilmente alguma coisa ou alguém podem tirar o lugar de Deus, quando atribuímos a tais coisas ou pessoas, o valor de um "tesouro" e aí colocamos nosso coração, enquanto que o verdadeiro "tesouro" fica enterrado em uma ilha isolada. Precisamos mais do que nunca, num mundo materialista, egocêntrico e de valores invertidos, achar este "tesouro", colocá-lo acima de tudo e de todos e adorá-lo não como a um ídolo, mas em "espírito e em verdade". Quer encontrar este grande "tesouro" e ficar livre dos ídolos? Olhe para Jesus, que ama você e diz: "Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas." (Mateus 6:24)

             " Não vos virareis para os ídolos, nem vos fareis deuses de fundição. Eu sou o SENHOR, vosso Deus." (Levítico 19:4)

             "... Ouve, ó Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor!" (Marcos 12:29)

             "Não terás outros deuses diante de mim." (Êxodo 20:3)

             "Filhinhos, guardai-vos dos ídolos." (I João 5:21)

Sérgio S. Santos

Pensamento do Dia: Deus nunca nos pede qualquer coisa que podemos fazer. Ele nos pede para viver uma vida que nunca vivemos e fazer uma obra que nunca podemos fazer... A própria pessoa é a única obstrução para aquela vida e para aquela obra. Que cada um ore do seu coração: "Ó Senhor, lida comigo!" - Watchman Nee -