>
 

Quem São Os Escolhidos?

            Muitas pessoas pensam que Deus escolheu alguns para a salvação independentes de quem elas são e se querem ou não ser salvas. Entendam mal a predestinação dizendo: "Se a pessoa for predestinada então será salva, queira ou não; e aquelas que não forem, por mais que queiram não têm salvação, estão perdidas." Estas idéias são contra os ensinamentos do evangelho e das escrituras.

            O texto de Mateus 22:1-14 nos ensina quem são os escolhidos. Os escolhidos são:

            Os que aceitam o convite de Deus. "Ide, pois, para as encruzilhadas dos caminhos e convidai para as bodas a quantos encontrardes." (v. 9) O evangelho é uma mensagem de boas notícias aos pecadores, para participarem da glória de Deus. É um convite de Deus à salvação. Deus escolhe os que aceitam seu convite e recebem a salvação gratuita.

            Os maus e bons. "E, saindo aqueles servos pelas estradas, reuniram todos os que encontraram, maus e bons; e a sala do banquete ficou repleta de convidados." (v. 10) Diante de Deus, todos nós somos pecadores e carecemos da sua graça e do seu perdão, por isso o convite é para todos. Porém, para os homens, há os maus e os bons. Os maus são imperdoáveis e os bons os que não precisam de perdão. No entanto, para Deus os maus podem achar a salvação e os bons podem perdê-la se rejeitarem o convite de Deus. "Qual dos dois fez a vontade do pai? Disseram: O segundo. Declarou-lhes Jesus: Em verdade vos digo que publicanos e meretrizes vos precedem no reino de Deus." (Mateus 21:31)

            Os que obedecem, satisfazem às condições da festa. "Entrando, porém, o rei para ver os que estavam à mesa, notou ali um homem que não trazia veste nupcial" (v. 11). Muitos se acham bem como estão e se acham dignos da festa de Deus. Mas Deus nos diz que nossas melhores obras são como trapos da imundícia. Precisamos da justiça de Jesus. Nossa melhor vestimenta nos é dada por Deus. "Regozijar-me-ei muito no SENHOR, a minha alma se alegra no meu Deus; porque me cobriu de vestes de salvação e me envolveu com o manto de justiça, como noivo que se adorna de turbante, como noiva que se enfeita com as suas jóias." (Isaías 61:10)

            "Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças, como trapo da imundícia; todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades, como um vento, nos arrebatam." (Isaías 64:6)

            "pois lhe foi dado vestir-se de linho finíssimo, resplandecente e puro. Porque o linho finíssimo são os atos de justiça dos santos." (Apocalipse 19:8)

            "Depois destas coisas, vi, e eis grande multidão que ninguém podia enumerar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro, vestidos de vestiduras brancas, com palmas nas mãos;" (Apocalipse 7:9)

            "Respondi-lhe: meu Senhor, tu o sabes. Ele, então, me disse: São estes os que vêm da grande tribulação, lavaram suas vestiduras e as alvejaram no sangue do Cordeiro," (Apocalipse 7:14)

            "Porque muitos são chamados, mas poucos, escolhidos." (Apocalipse 22:14)

Maria A. S. Viana

Pensamento do Dia: O mundo insistente em crente inconsistente, tanto persiste até que conquiste.  Philip D. Walmer