>
 

Levando As Cargas

 

            Quando Jesus estava sendo conduzido para o local de sua crucificação, obrigaram um homem que vinha do campo, chamado Simão, um cirineu, a carregar a cruz. Simão, talvez por curiosidade, viera juntar-se à multidão que caminhava em direção ao Calvário. Aquilo que parecia ser uma carga humilhante tornou-se um privilégio muito grande.

            Na vida cristã, não podemos deixar de aceitar as cargas que devemos levar. Ainda que procuremos evitá-las, por orgulho ou comodismo, elas são realidades do nosso dia a dia. O verdadeiro discípulo de Cristo procura expressar em sua vivência diária aquilo que Jesus disse: "Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me." (Lucas 9:23)

            Na epístola aos Gálatas, há duas passagens sobre cargas, mas com pequena diferença de sentido. No capítulo 6:2, lemos: "Levai as cargas uns dos outros e, assim, cumprireis a lei de Cristo." E, no versículo 5, há esta declaração: "Porque cada um levará o seu próprio fardo."

            Carga e fardo, diríamos que são palavras sinônimas. Mas no original grego, a primeira quer dizer: aliviar a carga de outro; isto é, ajudar, ter simpatia. O outro termo "fardo" refere-se ao peso que o soldado em marcha carrega e que ele mesmo, não outro, tem que levar. E a Palavra do Senhor nos diz: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei." (Mateus 11:28)

            Estar ao lado dos que sofrem, ajudar os oprimidos, levantar os que caem (mais no sentido moral), eis a nossa grande tarefa. Que Deus assim nos ajude!

            "Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão." (Provérbios 17:17)

            "Sede misericordiosos, como também é misericordioso vosso Pai." (Lucas 6:36)

            "Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia." (Mateus 5:7)

            "Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros." (João 13:35)

            "Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem." (Romanos 12:21)

            "Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram." (Romanos 12:15)

Walter Steffen

Pensamento do Dia: Deus nunca pergunta acerca de nossa habilidade ou inabilidade - somente de nossa disponibilidade. "Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim." (Isaías 6:8)