>
 

Fidelidade

Lucas 17:7-10

A palavra introdutória mas indica que Jesus estava agora indo para equilibrar uma lição com outra. Havia o perigo de que os Doze poderiam ficar tão empolgado com transplante de árvores que eles ignorariam as responsabilidades da vida cotidiana! Fé que não resulta em fidelidade não realizará a obra de Deus. É bom ter fé para fazer o difícil, (Lucas 17:1-3) e o impossível (Lucas 17:4-6), mas é essencial que tenhamos fé para fazer até mesmo as tarefas rotineiras que nosso Mestre nos tem confiado. Privilégios deve ser sempre equilibrado com responsabilidades.

O servo da história era, evidentemente, um "pau-pra-toda-obra", pois era responsável pela agricultura, pastoreio e cozinhar. Não era incomum que as pessoas apenas com meios modestos para contratar pelo menos um servo, mas Jesus descreveu uma situação que naquele dia era impensável: um mestre ministrando ao seu servo! Na verdade, Ele introduziu a história com uma frase que significa, "Algum de vocês podem imaginar... ?"A resposta tinha que ser: "Não, não podemos imaginar uma coisa dessas!"

Jesus já havia discutido sua relação para com Seus servos e prometeu servi-los se fossem fiéis (Lucas 12:35-38). Ele próprio estava entre eles como um servo (Lucas 22:27), mesmo que Ele era o Mestre de todos. Esta história enfatiza a fidelidade ao dever, não importa o que as demandas possam ser, e o argumento é do menor para o maior. Se um servo comum é fiel a obedecer as ordens de seu mestre quem não recompensa (agradecer) ele, quanto mais os discípulos de Cristo deveriam obedecer seu Mestre amoroso, que prometeu recompensá-los graciosamente!

Um servo fiel não deve esperar qualquer recompensa especial, desde que ele fez apenas o que foi dito para fazer. A palavra traduzida "inútil" significa "sem necessidade" - isto é, "Ninguém nos deve nada." O servo era realmente rentável; afinal, ele se importava com os campos, rebanhos, e alimentos de seu mestre. A declaração significa: "Meu mestre não me deve nada extra." O fato de que Jesus recompensará seus servos é totalmente uma questão da graça de Deus. Nós não merecemos nada porque temos obedecido Ele e O servimos.

Como Seus servos, devemos acautelar para não ter a atitude errada para com os nossos deveres. Há dois extremos a evitar: meramente fazendo nosso dever de forma servil, porque somos obrigados, ou fazendo o nosso dever, porque esperam ganhar uma recompensa. O industrial cristão R.G. LeTourneau costumava dizer: "Se você dá porque ele paga, ele não pagará." Este princípio também se aplica ao serviço. Ambos os extremos são vistos nas atitudes do irmão mais velho (Lucas 15:25-32), que foi miseravelmente obediente, sempre esperando que seu pai iria deixá-lo ter uma festa com seus amigos. Qual é então a atitude apropriada para o serviço cristão? "Fazer a vontade de Deus com o coração" (Efésios 6:6). "Se me amardes, guardareis os meus mandamentos." (João 14:15). Para a pessoa que nasceu de novo , "... os seus mandamentos não são penosos..." (I João 5:3). Servi-Lo é uma delícia, e não apenas um dever, e obedecemos porque O amamos. "Deleito-me em fazer a Tua vontade, ó Deus meu; sim, a tua lei está dentro do meu coração." (Salmos 40:8)