>
 

Andar Por Cima

E logo ordenou Jesus que os seus discípulos entrassem no barco e fossem adiante, para a outra banda, enquanto despedia a multidão. E, despedida a multidão, subiu ao monte para orar à parte. E, chegada já a tarde, estava ali só. E o barco estava já no meio do mar, açoitado pelas ondas, porque o vento era contrário. Mas, à quarta vigília da noite, dirigiu-se Jesus para eles, caminhando por cima do mar. E os discípulos, vendo-o caminhar sobre o mar, assustaram-se, dizendo: É um fantasma. E gritaram, com medo. Jesus, porém, lhes falou logo, dizendo: Tende bom ânimo, sou eu; não temais. E respondeu-lhe Pedro e disse: Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo por cima das águas. E ele disse: Vem. E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas para ir ter com Jesus.

30  Mas, sentindo o vento forte, teve medo; e, começando a ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor, salva-me. E logo Jesus, estendendo a mão, segurou-o e disse-lhe: Homem de pequena fé, por que duvidaste?E, quando subiram para o barco, acalmou o vento. Então, aproximaram-se os que estavam no barco e adoraram-no, dizendo: És verdadeiramente o Filho de Deus." (Mateus 14: 22-33)

Agora que moro no estado de Wisconsin, Estados Unidos, onde as temperaturas de inverno permanecem por meses bem abaixo de zero, vejo muitas pessoas andar sobre a água.  Está certo, pois os pescadores aqui têm o costume de fazer buraco no gelo do rio ou lago congelado para poder pescar através dele. Apesar da água estar congelada, ainda requer muita fé para ir caminhando para lá para poder pescar. Parece que minha fé não tenha chegado a este ponto ainda, porque não consigo imaginar estar sentado em cima de um bloco de gelo tentando apanhar um peixe. 

            Quando Jesus veio para seus discípulos andando por sobre as águas no meio de uma tempestade, eles sentiram medo, até Jesus se identificar para eles. Pedro respondeu, "Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo por cima das águas." "E ele disse: Vem." Pedro desceu do barco e na simplicidade da sua fé começou andar por cima das águas. No entanto, começou olhar em volta, e se assustou com o ambiente hostil em volta e começou a descer e se afundar no meio do mar. Seu grito de desespero trouxe o Senhor ao seu lado imediatamente e Pedro foi salvo de um desastre terrível. A mão forte do Senhor levantou Pedro de entre as ondas bravas do mar. Apesar da façanha de andar, pelo menos por um pouco de tempo por cima das águas, Pedro ainda precisava ser salvo por uma força superior, e levou um castigo verbal: "Homem de pouca fé, porque duvidaste?"

            Nesta história, o foco sempre parece ser que Pedro tirou seus olhos do Senhor. Será que realmente isto que aconteceu que o causou a afundar-se, ou havia outra coisa?  Lembre-se de que eles achavam ter visto um fantasma.  Jesus desapareceu depois de Pedro descer do barco e começar andar por cima da água para ir ao um encontro com Jesus? Pedro ficou confuso com a situação. Teve fé e desceu do barco. Encarou a situação, duvidou e entrou em pânico. Ele olhou à situação e tirou os olhos do Senhor e começou a afundar.

Da mesma forma, nós não podemos estar sempre olhando à nossa situação desesperadora e ainda ver Jesus. Veja só! Fé é o poder de ver Jesus no escuro. É saber que Ele ainda está no mesmo lugar onde estava quando lhe pediu para chegar até Ele. Ele ainda está lá apesar de você não poder O ver. E, Ele está atento para ouvir sua voz, caso entrar em pânico. A noite pode estar muito escura, as ondas fortes e bravas, e o desespero sua companhia constante, mas Ele ainda está lá, embora que você seja incapaz de avistá-LO. 

            Jesus é a água viva, e em qualquer momento que fazemos o que Ele nos pede fazer por meio de Sua Palavra, estamos caminhando Nele. Quando somos desobedientes ao Senhor, Ele nos permitirá andar por só um pouco de tempo, para depois nos deixar afundar em nossos pensamentos de incredulidade, até gritarmos por Ele vir nos salvar do mar bravo, como Pedro fez.

Adaptado de Today's Morsel por Rufus Parker